quinta-feira, 5 de maio de 2011

Poznań está no fundo do poço

Foto: Tomasz Kamiński

Um grupo de 140 poznanianos tem conselhos sobre onde procurar economias no orçamento da cidade. Porque o dinheiro de Poznań secou. "Afinal de contas, isto é o populismo", avalia um sociólogo.
A capital da voivodia (estado) da Wielkopolska, Poznań, está fortemente endividada. "O dinheiro foi sugado principalmente para a construção do estádio de futebol para o Euro 2012 - ao custo de mais de 700 milhões złotych - e também num Spa e complexo de piscinas térmicas maltesas - custo de 270 milhões złotych. Nos anos seguintes, a cidade tem mais para gastar em não-reembolso dos empréstimos dos investimento. Precisamos olhar para a poupança.", afirma o prefeito Ryszard Grobelny.
O prefeito está convocando um grupo aleantório de poznanianos para participar de um estudo sobre os pressupostos do orçamento. Em seguida, discutir as possíveis soluções para o orçamento da cidade.

P.S. O Estádio concluído de Poznań é um dos quatro que sediarão a EuroCopa 2012 de Seleções Europeias. Os outros três, ainda em construção estão em Varsóvia, Gdańsk e Wrocław. Outros quatro serão na Ucrânia. Cracóvia ficou de fora, apesar de ter construído dois novos estádios em tempo recorde.