terça-feira, 23 de setembro de 2008

Rússia dará cidadania a ucranianos


Foto: Sergei Chuxavkov- AP

Milhões de moradores na Ucrânia poderão de uma hora para outra assinar seu pedido no Dia para ser Russo e assim receber a cidadania russa.
Os políticos ucranianos alertam que a ação promovida por Moscou é uma agressão a nação ucraniana e pode diminuir em 8 milhões a população de seu país. A novela da cidadania russa espera apenas pela assinatura da lei pelo Presidente da Rússia, Dmitrij Miedwiediew, segundo a qual qualquer um que resida há cinco anos em território russo poderá requerer a cidadania deste país. Os candidatos não precisa saber falar corretamente o idioma russo e tampouco possuírem ancestrais russos. É suficiente apenas que sejam soviáticos, ou seja, que tenham nascido no território da Rússia durante a existência União Soviética.
Nesta situação encontram-se nada menos do que 8 milhões de ucranianos, segundo o prof. Władimir Korniłow do Instituto WNP de Kiev. Ele se preocupa pois foram pessoas com cidadania russa na Osetia do Sul, na Geórgia, que provocaram a recente invasão do exército russo na vizinha Geórgia. "Amanhã, a Rússia sob pretexto de proteger estes ucranianos com cidadania russa pode invadir a Criméia, alegando que a população desta região ucraniana tem maioria russa entre sua população. ", raciocina o professor de Kiev.
Ele se pergunta, o que acontecerá quando estes ucranianos com passaporte russo protestarem pela separação da Criméia e anexação a Rússia? Todos ainda se lembram das palavras recentes de Władimir Putin, em Bucareste para George W. Bush quando se manifestou dizendo: "O que é a Ucrânia? Parte de seu território é a Europa do Leste, uma parte que significa, que faz parte de nosso mundo".
O presidente ucraniano Wiktor Juszczenko está igualmente preocupado, que a integridade territorial de seu país possa estar ameaçado. Uma elite ucraniana que vive na região Leste do país está mais próxima da cultura e do idioma russo do que da própria nação ucraniana.
Atualmente moldavianos que possuem passaporte russo podem visitar tranquilamente seus parentes na Rússia e isto está muito próximo de acontecer com os ucranianos.

Bisões polacos na Hungria


Foto: Seweryn Sołtys


Cinco bisões polacos foram cedidos para um zoológico na Hungria. É a primeira vez em 200 anos, que estes animais pré-históricos poderão ser contemplados pelos húngaros. A viagem dos animais polacos foi organizada pelo cônsul honorário da República da Hungria, em Łódz, Tadeusz Kaczor, que conseguiu que o diretor do zoológico húngaro, Andras Mester, mantenha os bisões em liberdade, assim como vivem nas duas únicas reservas existentes no mundo, no Sul e Nordeste da Polônia.
As três fêmeas e dois machos de bisões polacos ficarão sob os cuidados do professor Wandy Olech-Piaseckiej da Cátedra de Genética da SGGW, que se engajou na ação européia de proteção aos bisões polacos, únicos remanescentes no mundo, deste que é o trisavô do trisavô dos búfalos e bois dos diversos continentes.
OS bisões transferidos para a Hungria estavam Smardzewice, em Pszczyna e Leszne. Depois de um período de quarentena os animais préhistóricos deverão viver em liberdade no Bosque de Fuzerkomlos, muito próximo da localidade eslovaca de Koszyc.