segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Conferência do Clima em Poznań

Rynek Główny - Praça do Mercado Central de Poznań

Poznań (pronuncia-se pósnanh) sedia a partir desta segunda-feira, 1º. de dezembro o  14º encontro da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudança Climática. Delgações de 86 países são esperadas na capital da Voivodia da WielkoPolska. O Primeiro-ministro da Polônia, como anfitrião abre a conferência com a participação dos prêmios Nobel Al Gore, Wangari Maathai e Lech Wałęsa, além de Arnold Schwarzenegger e Mikhail Gorbachev.
A cidade de Poznań preparou uma área de 40 mil metros quadrados com 34 auditórios. 900 jornalistas do mundo inteiro estão credenciados. Cada um dos participantes recebem uma pasta de boas vindas, contendo envelopes, bloco de anotações, "notepad" para "mouse" de PC todos produzidos a partir de papel reciclado. Além de xícara, pires e jarra de porcelana produzidas em Ćmielów (pronucia-se tchmiéluf).
Os participantes devem discutir até 12 de dezembro um projeto para subistuir o Protocolo de Kyoto que vence em 2012. A União Européia vai apresentar seu plano para as mudanças climáticas e fontes de energia. Em 2007, 190 países aprovaram o "Mapa do Caminho", roteiro de negociações até 2009, quando a ONU promove outro encontro final sobre mudanças climáticas acontece em Copenhage, na Dinamarca. 


A manchete principal do jornal Gazeta Wyborcza, desta segunda-feira, 1º. de dezembro de 2008 é : "O Mundo se aquece" e traz em sua edição, de hoje, completa cobertura sobre o que será discutido esta semana em Poznań.

Governo tem receita para crise

A manchete principal do jornal Rzeczpospolita deste primeiro de dezembro de 2008, segunda-feira é: Receita governamental para a crise.