quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Músicos polacos na 30ª Oficina de Música de Curitiba

No evento tradicional curitibano, que acontece de 8 a 28 de janeiro, pela quarta vez consecutiva, na fase de música erudita, apresentam dois jovens instrumentistas da Polônia. Este ano estão aqui Piotr Banasik e Tomasz Zięba.
No dia 11 de janeiro às 20:30 horas no Guairão - o Concerto da Orquestra Sunfônica do Paraná, sob regência de Osvaldo Ferreira, Piotr Banasik se apresenta como solista ao lado da pianista russa radicada em Curitiba Olga Kiun. No programa eles executarão, "Concerto para dois pianos e orquestra em Ré menor, FP 61 de Francis Poulenc e duas peças de Ludwig van Beethoven, Abertura Egmont Op. 84 e Sinfonia nº 7 em Lá maior Op. 92.
No dia 13 de janeiro às 19:00 horas, na sala de concertos Capela Santa Maria será a vez do recital de piano e violoncelo com os dois polacos Piotr Banasik e Tomasz Zięba. No programa: Sonata em Lá maior, Op.69, de Ludwig van Beethoven, Variations Serieuses em Ré menor, Op.54 de Felix Mendelssohn-Bartholdy, Celtic Passage de David Eby, Julie-O de Mark Summer e duas peças de Fryderyk Chopin - Valsa em Mi bemol maior, Op. 18, e Introduction e Polonaise Brillante, Op. 3, para violoncelo e piano.


Tomasz Zięba é docente de violoncelo no Bass School of Music, Oklahoma City University. Nasceu em Cracóvia, na Polônia, e começou a estudar violoncelo aos sete anos na Escola de Música Karlowicz. Após graduar-se continuou seus estudos na Academia de Música de Cracóvia sob a orientação de Prof. Zarzycki. Fez Bacharelado em Música nos Estados Unidos na Texas Christian University e recebeu Diploma de Artista e mestrado em Cello Performance na Southern Methodist University, com Professores John Burton, Ko Iwasaki, Christopher Adkins e Brinton Smith.
Além de seu trabalho na Bass School of Music (OCU), é cello principal associado na Oklahoma City Philharmonic Orchestra. No passado, foi violoncelista principal da Irving Symphony Orchestra e como co-principal da Plano Symphony Orchestra. Também tocou com a New World Symphony, Fort Worth Symphony Orchestra e Orquestra Filarmônica de Cracóvia. Como recitalista e camerista realizou master classes na Polônia, Espanha, Áustria, Alemanha, França, México e Estados Unidos. Apresenta-se regularmente como membro Brightmusic Chamber Ensemble em Oklahoma City, dirige o Ensemble Cellovoce e ensina em Festivais de Música em Kołobrzeg, na Polônia.


Por sua vez Piotr Banasik, já é conhecido do público brasileiro. Meses atrás foi solista da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro carioca John Neschling. Banasik parou o concerto para agradecer os aplausos por demorados cinco minutos. Neschling ordenou-lhe voltar ao palco para tocar mais uma peça fora do programa, para que o concerto da orquestra pudesse continuar.
Banasik nasceu em 8 de fevereiro 1982 em Katowice, na Silésia polaca. Depois de ter estudado na Academia de Música de Katowice, na classe do Professor Andrzej Jasiński - professor de Krystian Zimerman, entre outros, graduou-se com a mais alta distinçăo em 2005. Piotr Banasik tem participado em numerosos master classes, trabalhando com artistas como Vera Gornostaeva, Orlovetsky Alexei, Dang Thai Son, Alexis Weissenberg, Arie Vardi e Krystian Zimerman.
Recebeu inúmeros premios e mençőes honrosas em concursos e festivais na Polônia e em outros países, tais como a Medalha do 48th International Maria Canals Competition em Barcelona, o primeiro premio no Young Musicians Festival em Gdańsk (2002), o Grande Premio no Concurso Internacional de Piano Parnassos em Monterrey, no México, e o primeiro premio no National Chopin Piano Artist Scholarship Competition em Varsóvia (2003). Também foi premiado no 36th Polish Piano Festival em Słupsk.
Em fevereiro de 2005 foi premiado com o segundo premio no National Chopin Competition para os candidatos ao 15th International Chopin Piano Competition em Varsóvia. Foi bolsista do Ministério da Cultura e Artes da Polônia.
Desde 1998 tem tocado em inúmeros recitais e tem se apresentado como solista em concertos sinfônicos na República Checa, França, Alemanha, Itália, México (por exemplo, Palácio de Bellas Artes na Cidade do México), África do Sul, Suíça e Ucrânia, bem como em muitas salas de concerto importantes na Polônia. Tem colaborado, como solista, com a Orquestra da Rádio Nacional da Polônia em Varsóvia, com a Orquestra de Câmara da Rádio Nacional da Polônia "Amadeus", e a Radio México (com o Concerto de Chopin nş 1 com a Guanajuato Orquestra Sinfônica), Sinfonietta Cracovia, Forchheimer Kammerorchester, (como solista e regente), Orchestre National des Pays de La Loire e com muitas orquestras filarmônicas na Polônia. Piotr Banasik já se apresentou em festivais internacionais de grande prestígio como o 22nd Septembre Musical l´Orne, na França (2004), o 60th International Festival Chopin em Duszniki, Polônia (2005), o 24th International Festival Chopin no Cores de Outono (2005), Alexis Weissenberg Piano Festival na Suíça (2007) e o 8th Music Festival em Al-Ain (UAE), onde tocou o Concerto de Piano em Mi bemol maior nş 22 K.482 de Mozart com a Warsaw Philharmonic Chamber Orchestra.

Teatro Guaira (Guairão) - Praça Santos Andrade, s/nº, tel. 3304-7982
Capela Santa Maria - Rua Conselheiro Laurindo, 273, tel. 3321-2840
Ingressos: R$20 ou R$10

Acesse o site oficial da XXX Oficina de Música em Curitiba.