Padres da Igreja Católica lançaram na Polônia o primeiro guia mensal sobre como praticar o exorcismo, na chamada primeira revista do mundo dedicada exclusivamente à caça ao demônio.
O primeiro número da "Egzorcysta", de 62 páginas, foi publicado pela editora Polwen, com tiragem de 15 mil exemplares ao preço de 10 zloty ($ 5,7 reais), e traz artigos como "Satanás é uma realidade".
"O aumento do número de exorcistas na Polônia, que passou de quatro para mais de 120 em apenas 15 anos, diz tudo", disse o padre Aleksander Posacki (pronuncia-se: possatzqui), professor de filosofia, teologia, "demonólogo" e exorcista, na entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (10), em Varsóvia, para lançar a revista.
"Isto se deve indiretamente à mudança do sistema, o capitalismo cria mais oportunidades para negócios no campo do ocultismo. Prever o futuro se tornou, inclusive, uma categoria de trabalho para o fisco".
"Se as pessoas podem ganhar dinheiro com isto, é lógico que vão fazê-lo e o dano espiritual também aumentará", destacou o padre Posacki, acrescentando que o exorcismo é absolutamente gratuito.
O padre lembrou que "os demônios são expulsos por meio de um protocolo de orações rituais aprovado em 1999 pelo Papa João Paulo II".
*notícia publicada no jornal O Globo
*notícia publicada no jornal O Globo