quinta-feira, 22 de abril de 2010

Eleições dia 20 de junho

Foto: Wojciech Olkuśnik

As eleições presidenciais antecipadas devem acontecer no próximo dia 20 de junho e um eventual segundo truno, no dia 4 de julho. A decisão foi dada, ontem pelo presidente da República em exercício, Bronislaw Komorowski. Com isso já é possível criar o Comitê das Eleições.
A pergunta aos possíveis candidatos é se eles podem reunir cem mil assinaturas que concordem com suas candidaturas.
A lista dos candidatos de cada partido devem ser entregues ao Comitê Eleitoral até o dia 6 de maio.
Antes, disso, no dia 26 de abril, o Comitê eleitoral já deverá estar composto.
As conjecturas sobre os nomes que devem aparecer já estão na boca do povo. Com certeza o presidente do PSL e atual vice primeiro-ministro Waldemar Pawlak é um deles. Mas o próprio Bronisław Komorowski do PO será outro nome, já que o primeiro-ministro Donald Tusk, também do PO anunciou semanas atrás que não saíria candidato a presidente. Andrzej Olechowski não deve ser o candidato, embora seja o presidente do SD. Marek Jurek deve ser o candidato do Prawica Rzeczpospolitej. Oficialmente já desistiram da candidatura Ludwik Dorn e Tomasz Nałęcz. Nesta quinta-feira, às 18:30 horas saiu a decisão sobre o candidato do SLD. Para surpresa de todos o nome aclamado foi o do atual presidente do partido Grzegorz Napieralskie. O SLD é o partido do ex-presidente por dois mandatos consecutivos, o social democrata e ex-comunista Aleksander Kwasniewski. No sábado o PiS deve escolher Jaroslaw kaczynski, irmão gêmeo do presidente falecido.

Cancelado evento com empresários

A Associação Comercial do Paraná informa que em função dos caos aéreo na Europa causado pela nuvem vulcânica da Islândia, o evento com os empresários polacos, que deveria acontecer nesta quinta-feira, na sede da entidade, em Curitiba, foi cancelado.
Em data oportuna a ACP comunicará os inscritos sobre a nova data.

Abertura dos arquivos da Ditadura


Não há cova funda
que sepulte
a rasa covardia
Não há túmulo que oculte
os frutos da rebeldia
Cai um dia em desgraça
a mais torpe ditadura
quando os vivos saem à praça
e os mortos da sepultura.

Com a leitura do poema Os desaparecidos, de Affonso Romano de SantAnna, o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB, Marcus Vinicius Cordeiro, deu início à cerimônia de lançamento da Campanha pela Memória e pela Verdade em prol da abertura dos arquivos da ditadura militar.

Clique aqui e assine o abaixo assinado da Campanha promovida pela OAB RJ

Assistas aos filmes acima clicando ao final da apresentação do primeiro, nos seguintes.