terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Wojtyla pode ser Santo em 2011

"O Papa João Paulo II será beatificado em 2011, é possível que antes mesmo do verão europeu chegar", pelo menos é o que afirma o especialista em Vaticano Andrea Tornielli, ao comentar a informação sobre o reconhecimento de dois milagres ocorridos por interseção do Papa vindo da Polônia.
Tornielli do diário "Il Giornale", escreve que a comissão de médicos do Vaticano, agora em Dezembro de 2010, deu parecer positivo sobre o caso de uma súbita recuperação da freira francesa Marie Simon-Pierre acometida de estágio avançado da doença de Parkinson. O milagre foi inicialmente aprovado pela comissão de teólogos da Congregação do Vaticano para as Causas para Canonização.
Parece que este é o fim da questão com o reconhecimento desse milagre, que segundo o Vaticano, os médicos tinham algumas dúvidas. É por isso que a pesquisa tinha se arrastado até dezembro, já que os planos originais tinham que ser concluída em abril do ano passado.
Agora, o milagre tem ainda que ser aprovado pela comissão de cardeais e bispos da Congregação para as Causas dos Santos, que - conforme relata Tornielli - já teriam recebido toda a documentação. Se eles aceitarem o milagre, que, nesta fase, parece quase certo, vai abrir caminho para o Papa Bento XVI anunciar através de decreto oficial, o reconhecimento de um milagre do candidatos à santidade. Como o Papa em dezembro de 2009, assinou o decreto sobre as virtudes heróicas cristã de seu antecessor e após a publicação do decreto sobre o milagre restará apenas uma data para a beatificação de João Paulo II.
O decreto do Papa sobre a declaração não está vinculado por qualquer dos termos, mas Tornielli prevê que a beatificação de João Paulo II ainda ocorra em 2011, provavelmente no aniversário da morte de João Paulo II , dia 02 de abril, ou ainda em maio, comemoração do nascimento, ou outubro, quando Karol Wojtyla foi sagrado Papa João Paulo II.