sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A cantora Karin Stanek morreu

Karin Stanek no início dos anos 60

Karin no relançamento de seus antigos sucessos



Karin canta um de seus maiores sucessos: Wierny Wiatr

Popular nos anos 60, a cantora polaca Karin Stanek morreu em um hospital alemão, ontem. Ela tinha 67 anos. Lançou os sucessos "Chłopiec z gitarą", "Jedziemy autostopem", "Tato, kup mi dżinsy" e "Wala twist" sobre cosmonauta soviética Valentina Tereshkova.
De pequena estatura, ela usava tranças e sempre se apresentou de calça jeans, o que rendia muitas fofocas como a de que ela tinha tatuagens nas pernas. Devido ao temperamento explosivo era chamada de Capuz-sexy, Miss Dinamite e Capacete Energia Atômica. Nos anos 1962-1969 foi o vocalista do grupo Czerwono-Czarni. Foi ela quem "esquentou" o público antes do show em Varsóvia, o britânico "The Rolling Stones".
Em 1976, ela emigrou para a Alemanha, onde ela cantou como Baby Gun e Cora Gun. Ela publicou uma autobiografia intitulada "Malowana lala" (boneca pintada). Ela nasceu em meio à uma família mineira de Bytom. No pátio, ela jogava futebol. A primeira guitarra foi dada por um tio. Seu primeira apresentação como cantora ocorreu no trabalho, numa indústria de Katowice. Foi quando se inscreveu num concurso para cantores numa rádio da Silésia. Aparentava 12 anos, mas tinha na verdade 17 anos de idade.