sábado, 5 de janeiro de 2008

Krzynówek no Wisła Kraków?

Pode parecer coincidência e é mesmo, mas desde que o primeiro-ministro prometeu repatriar todos os trabalhadores polacos que estão na Inglaterra e Irlanda, alguns passos foram dados. Nesta semana esteve na Polônia, vindo da Alemanha, o melhor jogador polaco de futebol da atualidade: Jacek Krzynówek.
Entrevistado pelos jornais polacos, ele acenou com a possibilidade de vestir a camisa do Wisły Kraków, time líder do campeonato polaco ainda nesta temporada. O jogador do VfL Wolfsburg disse que "Quero antes de tudo jogar e por um bom dinheiro. Onde? Neste momento me é indiferente. Necessário são minha tranquilidade e concentração para jogar futebol. Se ficar claro que não sou mais necessário para o Wolfsburg, gostaria de sair. Contudo, não existe nada neste momento que diga isto. Dizem que a quebra de meu contrato tem uma multa de 1,5 milhão de Euro. Mas na verdade não existe nenhuma informação a respeito".
O treinador Felix Magath não pensa no jogador polaco a não ser para deixá-lo no banco de reservas. Perguntando pela imprensa polaca se haveria algum conflito com seu técnico o jogador respondeu que é engano, não existe animosidade alguma entre eles. Sobre os rumores de que estaria para ser transferido para o Futebol Clube Colônia, Krzynówek afirmou que seria muito interessante jogar naquela equipe, apesar de estar na segunda divisão.
Mas, na quinta-feira que passou, o meio campista esteve em Cracóvia conversando com os diretores do Wisła Kraków. Sobre a conversa, ele depois de confirmar o encontro, disse que não assinou nada. Mas sorriu quando os jornalistas perguntaram se não estava para sair a maior tranferência na história do futebol polaco. "Neste momento dinheiro não é o mais importante, posso desistir de alguns euros, pois desejo jogar o campeonato europeu. Se for na Polônia, melhor ainda e por que não no Wisła."

Jacek Kzynówek

Nasceu em 15 de maio de 1976, em Kamieńsk, na Polônia, tem 1,80m e é meia-atacante. Começou sua carreira no LZS Chrzanowice. Em 1994 foi transferido para o RKS Radomsko. Em Radom ele jogou duas temporadas e foi parar no Rakow Częstochowa, quando finalmente estreou da primeira divisão do futebol polaco. Na temporada seguinte já estava no GKS Belchatów. Mas o clube caiu pra segunda divisão e ele acabou no futebol alemão. Inicialmente no FC Nürnberg onde jogou entre 1999 e 2004. Foi convocado pela primeira vez para a seleção nacional quando ainda estava no Belchatów. Isto foi em 10 de novembro de 1998 contra a Eslováquia. A Polônia venceu por 3 X1. Jogou na Copa do Mundo Japão-Coréia em 2002, mas a seleção não passou da primeira fase. Em 2004, foi comprado pelo Bayer Leverkusen, onde teve momentos de glória, com o gol que marcou contra o Real Madrid, um dos mais belos da Copa dos Campeões 2004/2005. Em 2006 esteve na boa campanha da Polônia no Mundial da Alemanha e acabou no Wolfsburg, onde se encontra.

Zakopane mais fria ainda

Foto: Ulisses Iarochinski
A temperatura baixou mais ainda nas montanhas Tatras. Esta noite em Zakopane os termômetros registraram 15 graus abaixo de zero. Em compensação, os esquiadores de plantão, apesar dos tombos, estão felizes. Depois é só se postar de costas para uma lareira para secar o traseiro e voltar para a pista.
P.S. Não é mesmo Rodrigo?