segunda-feira, 31 de maio de 2021

Arqueólogos descobrem navios de que iriam atacar a Polônia

Um dos navios naufragados do século 17 encontrados na costa da Suécia (Foto: Jim Hansson/Vrak/SMTM)

Navios de guerra naufragados no século 17 em ilha sueca são identificados

Embarcações afundaram enquanto transportavam tropas para a Polônia em 1677; ao contrário do que arqueólogos acreditavam, elas não faziam parte da famosa esquadra de Vasa.

Arqueólogos do museu de naufrágios sueco Vrak finalmente identificaram dois navios de guerra naufragados no século 17 e encontrados em 2019, perto da ilha de Vaxholm, no sudeste da Suécia.

As embarcações, que afundaram em 1677, são Apollo e Maria, ambas construídas em torno do ano de 1648. Os navios de guerra sucumbiram quando transportavam tropas para a Polônia, antes de uma invasão orquestrada pelo rei da Suécia, Carlos X Gustavo.

Os barcos também participaram de outros dois confrontos históricos: a Batalha de Møn, em 1657; e a Batalha do Som, em 1658. Mas o que mais chama a atenção não são as aventuras bélicas que viveram seus tripulantes, mas sim a misteriosa origem dos veículos náuticos, que antes acreditava-se que pertenciam à famosa esquadra do navio Vasa.

A hipótese foi descartada depois que os pesquisadores analisaram amostras de madeira para fazer a datação. “Os resultados mostram que o carvalho com o qual os navios foram construídos foi derrubado durante o inverno de 1646 ou de 1647. Isso significa que eles deveriam ter sido construídos um ou dois anos depois”, explica Jim Hansson, arqueólogo que liderou o projeto de pesquisa, em comunicado.

Inicialmente, os especialistas pensaram que os dois barcos faziam parte da famosa linha do navio Vasa, devido ao tamanho das madeiras encontradas. “Mas as datas não batiam. Os navios irmãos de Vasa, Äpplet, Kronan e Scepter, foram construídos logo após o naufrágio de Vasa, em 1628”, reforça Hansson.

Por meio de digitalizações, os pesquisadores descobriram ainda que um dos navios recém-identificados tinha 8,7 metros em seu ponto mais largo e comprimento estimado em 35 metros. As medições são um indício de que ele foi realmente arquitetado no século 17, já que tais proporções são típicas do período.

As duas embarcações de guerra descobertas em 2019 na costa da Suécia
foram identificadas como Apollo e Maria, ambas construídas em torno do ano de 1648.
Foto: Vrak Museum of Wrecks

As origens das madeiras também faziam sentido com os relatos históricos: o navio Apollo tinha pedaços que vinham do norte da Alemanha, já Maria apresentava estruturas tipicamente feitas no leste da Suécia. Além disso, acredita-se que os dois barcos foram construídos de forma robusta para suportar peso de artilharia pesada.

“Também sabemos que os navios realmente grandes do mesmo tipo do Vasa foram principalmente ideia do Rei Gustav II Adolf, e essa ideia morreu com ele em 1632”, conta Patrik Höglund, gerente assistente do projeto. “Após sua morte, navios de guerra de médio porte foram construídos em seu lugar”.

Fonte: Revista Galileu