quarta-feira, 16 de abril de 2008

Celebração dos 65 anos do Levante de Varsóvia

No campo de concentração de Treblinka, o israelense Szimon Peres e o polaco Lech Kaczyński. Foto:Kuba Kamiński.

Com a presença do presidente de Israel Szimon Peres, a Polônia comemorou ontem 65 anos dos Bombardeios Nazistas em Varsóvia. Primeiro parte das solenidades aconteceu diante do Momumento aos Heróis do Gueto da capital polaca. Com muitas bandeiras israelenses e polacas foi feito apelos aos mortos, refutando o kadisz, orações ecumênicas e canto do salmo "El Malle Rachamim" em homenagem aos mortos no gueto. Também estiveram presentes os presidentes doSejm (Câmara de Deputados) e Senado da Polônia, corpo diplomático dos países acreditados no país, comando das Forças Armadas Polacas, organizações judaicas e dos combatentes, prefeitos de várias cidades polacas e européias e estudantes polacos e israelenses.
"Nós desejamos vingança, mas de outro tipo. Depois da exterminação e da guerra nós desejamos a paz. Esta é a nossa vingança: a paz!" Afirmou o presidente de Israel Szimon Peres. Uma vingança metafórica, já que segundo Peres, nos últimos 60 anos do Estado Judeu, Israel foi atacado 7 vezes pelos seus vizinhos.
O presidente israelense lembrou, que a maioria dos insurgentes do gueto foram mortos enquanto lutavam. Mas do seu ponto de vista, a história ainda escreveu que sobre aquilo como vitória. "A Alemanha atual deve refletir sobre os atos dos filhos contemporâneos dela tendo em conta na memória o que fizeram no passado." sublinhou Peres.
Logo após esta cerimônia os presidentes dos dois países abriram o "Muzeum Historii Żydów Polskich" (Museu da História dos Judeus Polacos) edificado muito próximo do monumento aos heróis do gueto. Mais tarde as comitivas se dirigiram ao campo de Concentração de Treblinka onde novas cerimônias foram celebradas presididas pelos presidentes da Polônia e de Israel.

19 de abril de 1943
O levante do Gueto de Varsóvia que explodiu em 19 de abril 1943. Os insurgentes eram fracos e desarmados, mas lutaram contra dois mil soldados alemães da Wehrmachtu, da SS e de divisões auxiliares ucranianas lituanas e de Letões. De um lado os fracos prisioneiros, de outro o inimigo alemão com armamento pesado, artilharia e aviões. Os insurgentes lutaram até 16 maio. Neste dia o general da SS Juergen Stroop determinou o fim das ações de pacificação e em sinal de vitória ordenou a derrubada da Grande Sinagoga em Tłomacki. De acordo com o relatório de Stroopa, de 20 abril a 16 de maio de 1943, foram encontrados 56 mil corpos de judeus carbonizados. Aproximadamente 6 mil foram mortos por incêndios e sufocamento. 7 mil judeus sobreviventes foram enviados ao campo de concentração de Treblinka. Restaram no gueto cerca de 36 mil pessoas que pouco depois foram enviados para Auschwitz e Maidenek.

Coração Nativo Polscy Muzykanci

Foto: divulgação da Banda
A Banda foi criada em 1994, no Órleans, tradicional bairro de colonização polaca de Curitiba, e também identificado pelo viaduto decorado com "lambrequins", na BR 277. O Coração Nativo teve como formação inicial os irmãos João Cesar e Ivan Jaszczerski e os vizinhos Clemerson Belinovski, Joel Dering e Rafhael Obrzut e Otacílio Drutchaiki. Algum tempo depois o que nasceu como "conjunto" virou "Banda Coração Nativo Polscy Muzykanci (músicos polacos)"em função da origem étnica comum de seus integrantes.
Foi animando "graciosamente" festas de igrejas e quermesses que surgiram os primeiros contratos. Os casamentos polacos eram muito mais "divertidos" com a música da banda, pois o vasto repertório de músicas tradicionais se tornou a marca do grupo. Às canções recolhidas oralmente dos pioneiros imigrantes, somaram-se as músicas regionais brasileiras. O xote, bugio, vaneirão e forrós se mesclaram aos boleros e rock's de época (anos 60), numa integração de cultura, ritmos e sons.
Atualmente a banda conta com dez múltiplos instrumentistas, na maioria descendente de polacos e no decorrer de mais de treze anos, poucas foram as alterações na formação. Nesses 13 anos "CANTANDO a POLÔNIA", algumas apresentações marcaram a trajetória da banda, como o Festival Folclórico e de Etnias do Paraná (Teatro Guaíra/Curitiba), Semana Eslava na Pousada do Rio Quente (Goiás), Festa do Pêssego (Araucária/PR), Festa do Kiwi (Marechal Mallet/PR), Semana da Cultura Polaca do Museu Paranaense, aniversário do programa de rádio "Godzina Polska" (Rádio Najuá em Irati/PR), Baile da Wodka e Festival de Dança Polaca (Colônia Muricy em São José dos Pinhais/PR), Baile do Pirogue (São Mateus do Sul/PR), Festa da Batatinha (Campo Magro/PR), além de outras nos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foram já gravados dois CD's com as principais canções do folclore polaco acrescidas de novos arranjos e harmonia. Contatos através do e-mail drutchaiki@gmail.com ou nos telefones (041)3288-2384 e 8425-2384 com OTACÍLIO.