segunda-feira, 10 de março de 2008

Wisła mais líder, mas...

Jean Paulista. Foto: PAP

A pergunta mais comum ao fim da rodada deste fim de semana foi: Wisła tem problema primaveril? E a resposta: e daí? Mesmo jogando mal, ganhou do GKS Bełchatów por 2X0 e ainda viu o arquirival Legia perder para o lanterna. Não fosse isso lidera com 13 pontos de vantagem para o segundo colocado.
No jogo deste domingo, até parecia que era o Bełchatów que jogava em casa. Com mais de 60% de posse de bola, os visitantes impuseram o ritmo de jogo. Ao Wisła Kraków coube apenas fazer 2 gols com Marek Zieńczuk e Paweł Brożek. O treinador Maciej Skorża que prefere manter o brasileiro Jean Paulista no banco e colocá-lo apenas no segundo tempo, parece meio perdido com tantas contratações de peso que lhe foram dadas. Como virtual campeão já tem assegurada presença na próxima Copa dos Campeões da Europa e por isso precisa encontrar um jeito para compor uma equipe que terá pela frente Milan, Liverpool, Real Madrid e Porto. Enquanto isso não ocorre, ele não sabe que Paulista é meia-esquerda e não volante ou ponta-direita.
A tabela do campeonato é clara e o time de Cracóvia, mesmo não cantando de galo na véspera é o campeão da temporada. Pois só um desastre pode tirar o título e este pode ser justamente seu treinador.

* Strzelcy = Artilheiros

Alarme falso de bomba no avião de Tusk


Antes de aterrisar em Nova Iorque, um americano telefonou para dizer que no avião do primeiro ministro polaco Donald Tusk encontrava-se uma bomba. O alarme falso imediatamente produziu a evacuação do aeroporto e os passageiros que esperavam para embarcar ficaram horas esperando pelo seu vôo. Finalmente as 17.30 horas, horário local, o avião da LOT aterrissou na cidade sede das Nações Unidas, para sua primeira visita como primeiro-ministro aos Estados Unidos. Seu primeiro compromisso foi com a comunidade polaca de Nova Iorque. Mais tarde voltou a voar, agora com destino a Washington.
Na Casa Branca ele terá encontro com o presidente George W. Bushem sobre o sistema de defesa anti-misseis que os Estados Unidos querem instalar em território Polaco e Tcheco. Também fará parte da conversa a presença das Forças Armadas polacas no Iraque e Afeganistão, além da independência do Kosovo.
Antes, porém, da visita à Casa Branca, Tusk se encontrará com o secretário de defesa do ex-presidente Jimmy Carter,o americano de origem polaca Zbigniew Brzeziński. Consta ainda da agenda, um encontro com jovens descendentes de polacos e a colocação de coroa de flores do túmulo do soldado desconhecido do Cemitério Nacional de Arlington.
Tusk retorna a Nova Iorque para encontro com o secretário geral da ONU Ban Ki Munem e um encontro com uma organização judaica norte-americana, antes de retornar a Polônia.