sábado, 2 de fevereiro de 2008

Símbolo permanente do comunismo

Foto: Ulisses Iarochinski
O Palácio da Cultura, em Varsóvia, a cada dia que passa vai tendo companhia de moderníssimos arranha-céus. Já não é a única construção que se vê de longe no panorama da capital polaca. Mas ainda assim o presente do soviético Józef Stalin permanece como evidência dos anos do comunismo na Polônia.

Reforma Ortográfica Português - 5

BASE IV - DAS SEQUÊNCIAS CONSONÂNTICAS
1º) O c, com valor de oclusiva velar, das seqüências interiores cc (segundo c com valor de sibilante), cç e ct, e o p das seqüências interiores pc (c com valor de sibilante), pç e pt, ora se conservam, ora se eliminam.
Assim:
a) Conservam-se nos casos em que são invariavelmente proferidos nas pronúncias cultas da língua: compacto, convicção, convicto, ficção, friccionar, pacto, pictural; adepto, apto, díptico, erupção, eucalipto, inepto, núpcias, rapto.
b) Eliminam-se nos casos em que são invariavelmente mudos nas pronúncias cultas da língua: ação, acionar, afetivo, aflição, aflito, ato, coleção, coletivo, direção, diretor, exato, objeção; adoção, adotar, batizar, Egito, ótimo.
c) Conservam-se ou eliminam-se, facultativamente, quando se proferem numa pronúncia culta, quer geral, quer restritamente, ou então quando oscilam entre a prolação e o emudecimento: aspecto e aspeto, cacto e cato, caracteres e carateres, dicção e dição; facto e fato, sector e setor, ceptro e cetro, concepção e conceção, corrupto e corruto, recepção e receçâo.
d) Quando, nas sequências interiores mpc, mpç e mpt se eliminar o p de acordo com o determinado nos parágrafos precedentes, o m passa a n, escrevendo-se, respetivamente, nc, nç e nt: assumpcionista e assuncionista; assumpção e assunção; assumptível e assuntível; peremptório e perentório, sumptuoso e suntuoso, sumptuosidade e suntuosidade.
2º) Conservam-se ou eliminam-se, facultativamente, quando se proferem numa pronúncia culta, quer geral, quer restritamente, ou então quando oscilam entre a prolação e o emudecimento: o b da seqüência bd, em súbdito; o b da seqüência bt, em subtil e seus derivados; o g da seqüência gd, em amígdala, amigdalácea, amigdalar, amigdalato, amigdalite, amigdalóide, amigdalopatia, amigdalotomia; o m da seqüência mn, em amnistia, amnistiar, indemne, indemnidade, indemnizar, omnímodo, omnipotente, omnisciente, etc.; o t da seqüência tm, em aritmética e aritmético.

Pôr do sol de inverno em Cracóvia

Nestes primeiros dias de fevereiro, com temperaturas de 3 a 5 graus positivos, sem neve (o normal seria 15 negativos e muita neve) e muito sol (claro de inverno) as tardes de Cracóvia tem sido belas. O pôr do sol tem colorido a cidade. Aqui, o início da ulica Zwierzyniecka (ulitsa sviejinietsca) onde está o Teatro da Filarmônica da cidade.

Melhor Hostel do mundo é de Cracóvia

O Hostel Flamingo de Cracóvia foi eleito como o melhor do mundo pelos leitores do portal de buscas de hospedagem Hostelworld.com. Turistas do mundo inteiro votaram em vários estabelecimentos de várias categorias, desde hotéis cinco estrelas até pensões e albergues. A cerimônia de entrega dos prêmios do 6th Annual Hoscars Awards será em Dublin na Irlanda. Mais de 600 mil votantes participaram e escolheram o Flamingo entre 15 mil hostels constantes da lista do site. Na categoria hotel foi eleito o Hotel Jetpak de Berlim e o hostel com a melhor festa o Giovanni's Home de Napolis. Na escolha foram levados em consideração a segurança, a localização, o serviço e a atmosfera.
O Flamingo está na Ulica Szewska (ulitsa chévsca - rua das costureiras) a 20 metros do Rynek Głowny (praça do mercado central). Localizado no primeiro andar de uma kamiennica (edificio) do século 17, o Flamingo possui quartos com duas camas, 4 camas com banheiro, 6, 8 e 10 camas. A maioria dos quartos possui camas com gavetas com chaves.