domingo, 29 de junho de 2008

Brasil: campeão da Euro2008

A orgulhosa torcida alemã tem que engolir seu nacionalismo, fascismo e torcer para que os estrangeiros da seleção lhes dê o título de campeã

Um dos principais jornais da Polônia, o Rzeczpospolita, traz como sua principal reportagem do caderno de esportes neste domingo, matéria sobre a final da Euro2008. Já na manchete anuncia que o maior e mais importante campeonato de futebol europeu terá como campeão um brasileiro, seja qual for a seleção campeã.

Campeonato Europeu para o Brasil

O polaco Podolski e o brasileiro Kuranyi

Se nas cadeias austríacas houvesse televisores, os torcedores alemães, que antes do jogo com a Polônia gritaram nas ruas palavras nazistóides, poderiam ter assistido como um polaco marcou dois gols para sua seleção. Orgulhosos de suas nacionalidades teriam visto que o melhor artilheiro, Łukas Podolski não Se alegrou com os gols, que fez contra a seleção do país de seus familiares. Nos dois gols também estava colocado nos lances, Mirosław Klose, jogador nascido na cidade polaca de Opole, que igualmente Se orgulha de sua origem polaca.
A atitude alemã de abrir as portas de sua seleção nacional para jogadores estrangeiros permitiu que nomes nada alemães surgissem como Mario Gomez. Aos 91 minutos, Klose foi substituído por Kevin Kuranyi, que chegou a Alemanha aos 15 anos vindo do Rio de Janeiro, e que por isso, além da seleção de Joachim Löw poderia jogar nas seleções, canarinho do Brasil, do Panamá ou da Hungria. No banco de reservas da equipe alemã, ainda estavam Piotr Trochowski e Tim Borowski (polacos), e o africano David Odonkor.

Campeão será brasileiro
Roger Guerreiro

A seleção alemã não é a única que conta com o concurso estrangeiro. No segundo tempo de jogo contra os alemães, numa camisa da águia branca, podia-se ver Roger Guerreiro, que recebeu a cidadania polaca em dois dias no último mês abril. Roger foi o melhor jogador da seleção polaca nesta Euro2008. Bastou a ele 45 minutos, para que ficasse claro que aquele lugar na seleção era dele, se não por nascimento, com certeza por conhecimento. E ainda algumas semanas antes nas arquibancadas dos estádios polacos se podiam ouvir gritos racistas contra Roger.
Assim como aconteceu com Emmanuel Olisadebe, que após ganhar a cidadania apareceu nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002 vestindo a camisa alvirrubra, e das arquibancadas foram jogadas bananas no campo. Se o Congresso FIFA de maio não tivesse permitido aos estrangeiros jogar por seleções européias, Roger não teria ido ao campeonato realizado na Áustria-Suíça, pois para poder receber a cidadania polaca são necessários cinco anos de moradia em território da Polônia. Roger só vive aqui a dois anos.

o brasileiro Marcos Senna da seleção espanhola


Estatisticamente, antes do início do campeonato europeu, já estava previsto que um campeão será um brasileiro. Se os alemães ganharem nesta decisão, um campeão será Kuranyi. Se a Espanha vencer, então o campeão será Marcos Senna. Os brasileiros estiveram presentes em cinco seleções, justamente as que estavam mais credenciadas para o título: Espanha, Alemanha, Polônia, Portugal e Turquia.
E é preciso não esquecer que Se não tivesse Se contundido estaria jogando nesse torneio Eduardo da Silva – a maior estrela do futebol croata. Portugal teve dois jogadores brasileiros, Deco e Pepe, além do técnico Luiz Felipe Scolari e seu auxiliar Murtosa. Na equipe turca, despontou Mehmet Aurélio, na verdade, Marco Aurélio jogador nascido no Rio de Janeiro e que começou sua carreira no Flamengo. Sendo vendido depois para as equipes turcas do Trabzonspor e Fenerbahce. Aurélio se tornou o primeiro jogador estrangeiro naturalizado na história da seleção do Bósforo.