sábado, 27 de junho de 2020

Túmulo do século XVI revela esqueletos de mais de 100 crianças com moedas na boca.

Local do antigo cemitério
Um total de 115 corpos foi descoberto por arqueólogos depois que os trabalhadores da construção em um trecho da auto-estrada S19, que faz parte do projeto Via Carpatia de 700 km de extensão que ligará as voivodias bálticas ao sudeste da Europa, passando pelas regiões da Podláquia, Mazóvia, Lubelsca e Subcarpata descobriram ossos humanos durante o trabalho em Jożowe, perto da cidade de Nisko, na voivodia Subcarpata.

A Diretoria Geral de Estradas e Auto-estradas Nacionais confirmou a descoberta, dizendo que cerca de “70 ou 80 por cento de todos os corpos são de crianças” e que foram encontrados em terreno arenoso em um eixo leste-oeste com suas cabeças voltadas para oeste.

Foto: Arkadia Firma Archeologiczna

Quando os arqueólogos olharam mais de perto os corpos, ficaram surpresos ao descobrir que alguns deles tinham moedas colocadas na boca.

Katarzyna Oleszek, arqueóloga que trabalha no local, disse: “Certamente é um sinal de suas crenças. As moedas são chamadas de ídolos dos mortos ou de Caronte. É uma antiga tradição pré-cristã. Mas é cultivada há muito tempo, mesmo no final do século XIX, e era praticada pelo papa Pio IX. ”

Antropóloga Katarzyna Oleszek
O obol de Charon é um termo para uma moeda colocada na boca de uma pessoa morta antes do enterro. A tradição remonta à Grécia e Roma antigas. A moeda era um pagamento ou suborno para Charon, o barqueiro que transportava almas através do rio que dividia o mundo dos vivos do mundo dos mortos.

Os corpos encontrados em Jeżowe não datam dessa época, no entanto. As moedas encontradas foram cunhadas no período de Sigismundo III Vasa, que foi o rei da Polônia entre 1587 e 1632. Também foram encontradas moedas conhecidas como boratynki, que datam do reinado de João II Casimiro, entre 1648 e 1668.

Moedas do reinado de João II Casimiro
A descoberta confirma as teorias dos arqueólogos e as especulações dos moradores de que crianças foram enterradas em um cemitério em uma área conhecida como Montanha da Igreja.

Além das moedas, nenhum outro item foi encontrado nas sepulturas. Não havia botões, pregos ou cabos de caixão, o que Oleszek diz sugere que a comunidade que as enterrou era muito pobre.

A área agora está arborizada e não há marcas salientes. Apenas uma pequena capela oferece sinal da antiga igreja.



Oleszek disse: “Sabemos de fontes que, durante uma visita dos bispos de Cracóvia aqui em Jeżowe em 1604, já havia uma grande igreja paroquial, com um jardim, uma reitoria, uma escola e um cemitério. Provavelmente já existia desde 1590. ”

Foto: Arkadia Firma Archeologiczna)
Os corpos foram encontrados em solo arenoso e dispostos em um eixo leste-oeste, todos com cabeças para o oeste nas costas, com as mãos nas laterais. Os túmulos são provavelmente aqueles da seção infantil do cemitério.

Uma sepultura contém os corpos de quatro crianças. Eles estavam em formação fechada, mas não um em cima do outro. Todas as suas cabeças estão descansando para um lado na mesma direção. O quarto esqueleto, na extremidade do grupo, é muito mais jovem que os outros.

“O arranjo dos esqueletos, o estado de sua preservação, mostra que a descoberta é um cemitério da igreja católica, que certamente foi resolvido. Nenhum túmulo foi danificado por outro. Os habitantes sabiam exatamente onde estavam os túmulos e cuidaram deles ”, disse Oleszek.

Foto: Arkadia Firma Archeologiczna)
Os restos dos corpos serão exumados e, depois de estudados por antropólogos, serão repassados ​​para a igreja paroquial local e enterrados novamente no cemitério em Jeżów Pikuła - Podgórze onde se encontravam.

A maioria dos corpos foi enterrada em sepulturas individuais e a ordem e a planificação original das sepulturas serão preservados. O grupo de quatro crianças será novamente enterrado junto.

Foto: Arkadia Firma Archeologiczna

A pequena Jeżowe, pertence à cidade de Nisko e a 45 km da capital da voivodia, Rzeszów. Tem uma população de 5.200 habitantes.

Foto de Domínio Público / Jeżowe visto do alto



Fontes: The First News, Prefeitura de Jeżowe, Socientifica, Aventuras na História

Tradução e adaptação para o português: Ulisses Iarochinski

Polônia escolhe presidente da república amanhã

Meu orientador no mestrado em Ciências da Cultura Internacional pela Universidade Iaguielônica de Cracóvia, Professor doutor habilitado também é um poeta.

Prof. dr hab. Tadeusz Paleczny
Ontem, ele publicou em seu facebook vários epigramas (como ele os chama) sobre as eleições presidenciais na Polônia deste domingo. Sua posição política é a mesma que a minha em relação às causas polacas.

Traduzi e este é o texto e epigramas do Prof. Dr Hab. Tadeusz Paleczny:

"A partir de segunda-feira, a Polônia não será mais a mesma. Será melhor para o pior. E metade reivindica o pior para a parte melhor e patriótica. isso, no entanto, só pode ocorrer após o segundo turno.

É impossível colocar em palavras a bagunça e o lixo que os governos do PiS (Partido do Direito e Justiça) nos levaram. Contudo, estou constantemente enfrentando esta tarefa.

Hoje, pela última vez, estou postando meus epigramas. Um pouco mais do que o habitual, mas é uma tentativa de síntese. Quem concorda comigo, compartilhe-os com outras pessoas. Não é com isso que a Polônia mudará. A mudança ocorrerá, à medida que avançarmos, votarmos e enviarmos essa turma para onde ela pertence: para o Leste."

Tem que ser assim?
O que haveria lá no mundo da peste ou da guerra
Se fosse a Polônia leiteira

Algo de Wyspiański
O que está acontecendo na Polônia é bem parecido
Dança empalhada

Assimetria
Quando os piores avós
Incluem melhores empregos

Reformadores
Mediocridade
E seus pavios jurídicos

Pergunta
Quanta massa ainda pode ser pressionada
Massa escura eleitoral?

Causa?
A Polônia abusada
Por causa da dor no joelho de um homem

No campo governante
Depois de se levantar de joelhos
Mais e mais há sinais de ansiedade

Pragas Nacionais
Destino culpado pelo mal duas vezes
Do governo do PiS à praga

A maioria dos deputados do PiS na Câmara
Esses corpos
Também são uma pandemia

Velha verdade
Nada além ameaça mais nossa liberdade
Que uma aliança do trono e do altar


P.S. Tudo indica, pelas projeções dos diferentes institutos de pesquisa que as eleições presidenciais, deste domingo, devem levar a um segundo turno.

Embora o atual do presidente da república Andrzej Duda esteja à frente nas pesquisas neste primeiro turno, o candidato da coalização oposicionista prefeito Municipal de Varsóvia, Rafał Trzaskowski, vencerá o segundo turno acabando com o desastroso sob todos aspectos governo de estrema-direita do PiS - Partido do Direito e Justiça.

Duda e Trzaskowski