segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Carmo estréia nos cinemas da Polônia


A prefeitura de Cracóvia, junto com a Gremi Film Production (Polônia), Contraluz Films (Espanha) e Magia Filmes Produções (Brasil) está convidando para a pré-estréia do filme "Carmo", nesta sexta-feira, dia 17 de outubro, no Cine Kijów. A exibição tem o patrocínio do novo embaixador brasileiro na Polônia, Carlos Alberto Simas Magalhães.
A partir de amanhã, terça-feira, dia 14 até quinta-feira dia 16 de outubro, o filme estará sendo apresentado em Varsóvia na Kinokoteka, salas 2 e 7, na PKiN, na Plac Defilad nr.1. durante o 24 Festival do Filme de Varsóvia.

"Carmo", um "road movie" gravado no Mato Grosso do Sul é uma produção espanhola, brasileira e polaca protagonizado pelo espanhol Fele Martínez e pela brasileira Mariana Loureiro. Produtores: Grzegorz Hajdarowicz, Xavier Granada, Alberto Aranda e Roberto D'Avila.
O filme é dirigido por Murilo Pasta e tem ainda a participação dos brasileiros "Seu" Jorge, Márcio Garcia, Rosi Campos, Norival Rizzo, Thais Fersoza, Kiko Bertholini, Nanda Costa, Clarisse Kiste, além da espanhola Paca Galberón. A produção musical é do espanhol Zacarías M. de la Riva. "Carmo" foi exibido numa mostra paralela do último Festival de Cannes.

Murilo Pasta, brasileiro viveu e trabalhou na Grã-Bretanha por 17 anos, onde fez mestrado em roteiro de cinema na London College of Communication. Em 2000 foi nominado para a categoria de melhor curta-metragem do Prêmio BAFTA com "The Tale of the Rat". Dirigiu vários curtas e pela primeira vez um cineasta latino-americano foi convidado para dirigir uma minissérie para a TV BBC, Channel 4 e Sky Television. Ele já dirigiu também vários comerciais para TV. "Carmo" é sua estréia em longas de ficção.
O filme conta a história de "Marco é um espanhol deficiente e solitário que vive do contrabando entre Argentina e Brasil. Quando dois bandidos o atacam e roubam sua mercadoria, Carmo lhe dá uma ajuda para voltar à rodovia. Carmo é brasileira e preferiria morrer do que ter que viver um segundo mais no lugar onde nasceu. Entre os dois o trato é muito simples: me leve pra longe e ficarei ao teu lado."

Segundo a atriz Rosi Campos, que interpreta o papel da cinquentona Serra Feliciano, "Carmo" é um "é um road-movie, ou seja, as ações se desenrolam em viagens na estrada. É uma história sobre relações difíceis, contado de forma bacana, que mistura humor, drama e aventura. O filme foi rodado em quatro cidades do Mato Grosso do Sul, Corumbá, Ladário e Terenos e a capital, Campo Grande, com locações naturais, e conta com um grande elenco, e ainda a participação especial do cantor Zeca Baleiro, em uma rápida cena no bar. Foram dois meses de produção, entre os meses de abril e maio de 2007, e um orçamento de R$ 4 milhões. O filme foi montado na Espanha e deverá ser distribuído para dezenas de países a partir de junho, inclusive no Brasil. A expectativa é de sucesso."

Fele Martinez é um ator espanhol, nascido em 1975, na cidade de Alicante. Tem em seu currículo mais de 30 filmes. Foi dirigido por nomes como Pedro Almodóvar, Alejandro Amenábar e Julio Medem. Ganhou prêmios como o "Goya" de ator revelação do ano de 1996. Também atuou no teatro quando encarnou o papel principal da peça "Sonhos de um Sedutor", de Woody Allen, em sua versão espanhola.


Neste ano já foram vendidos alguns filmes brasileiros para a Polônia, como por exemplo, "A Casa de Alice", para o Canal +, " O Passado, Estômago" e "Tropa de Elite" para exibição em salas de cinema. "Tropa de Elite" vendido para uma das maiores distribuidoras da Polônia, a Kinoswiat, está fazendo sucesso entre os polacos.