sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A maior peregrinação da Polônia

A mão do cardeal Stanisław Dziwisz abençoa os que partem

Nesta quinta-feira sob a colina do Castelo Wawel foi lançada a décima nona Peregrinação Krakowska. Mas a pergunta que pairou no ar foi: Será que todas estas de 8 mil e 500 pessoas vão caminhar a pé até Jasna Góra? A reportagem do jornal Gazeta Wyborcza foi conferir e as respostas foram bastante diferentes: "claro que irei até Częstochowa", "Não sei se conseguirei", "busco a paz", "a idéia de vida com mais saúde depois dessa caminhada é que me move", "busco com isso sucesso nos negócios".
"Fiz minha primeira caminhada nesta peregrinação desde Cracóvia há sete anos. Desde então, a cada ano eu vou até o santuário da madona da Polônia. Cada vez vou com uma intenção diferente. Desta vez espero que o meu pai possa apoiar seus colegas", disse Adam Wojciechowski, um motorista aposentado.
Todo ano, de todos os quadrantes da Polônia grupos de peregrinos se poem a caminhar até a cidade de Częstochowa (pronuncia-se tchenstorrrówa e não "cova", CH em polaco não tem o mesmo som do italiano. A língua polaca é eslava e não latina) para as comemorações do dia de Nossa Senhora de Częstochowa, no dia 15 de agosto.
Dependendo da distância de suas cidades em relação ao santuário da Padroeira da Polônia, a partida da peregrinação difere. Em Cracóvia, distante 110 km do Monte Claro, bastam 8 dias. Mas tem peregrino que já está há mais de 3 semanas nas estradas polacas. Cada grupo caminha 30 km por dia, pernoite em casa de peregrinos pelo caminho. No dia seguinte junto com a anfitrião que o recebeu continua por mais 30 km, até chegar a Częstochowa.
A Krakowska é uma das maiores peregrinações. A primeira ocorreu em 1981, após a tentativa de assassinato de João Paulo II, na praça São Pedro, no Vaticano. Naquele momento estudantes caminharam do Parque Blonia até o Rynek, em procissão rezando para o restabelecimento do papa. Aquilo foi um impulso para que em agosto daquele mesmo ano se organizasse a peregrinação até Jasna Góra. Em 1983, houve o recorde de 15 mil peregrinos.
No dia 15 próximo são esperados mais de 2 milhões de peregrinos em Częstochowa, e não só da Polônia, mas também dos países vizinhos como Tcheca, Eslováquia, Alemanha, Áustria e Hungria.
Fotos de Michal Lepecki