terça-feira, 21 de abril de 2009

Programação de filmes em Curitiba

A mostra de filmes polacos prossegue na Cinemateca de Curitiba neste feriado de terça-feira com os filmes "Dług - A Dívida" às 16 horas e "Sztuczki - Truques" às 20 horas.

A DÍVIDA (Dług)

Direção: Krzysztof Krauze. Roteiro: Krzysztof Krauze e Jerzy Morawski. Direção de fotografia: Bartosz Prokopowicz. Direção de arte: Magdalena Dipont. Música: Michał Urbaniak. Direção sonora: Wiesław Znyk. Edição: Krzysztof Szpetmański. Direção de produção: Tadeusz Drewno.  Elenco: Robert Gonera (Adam Borecki), Jacek Borcuch (Stefan Kowalczyk), Andrzej Chyra (Gerard Nowak), Cezary Kosiński (Tadeusz Frei), Joanna Szurmiej (Basia, noiva de Adam), entre outros.

 Baseado em fatos verídicos, este filme retrata a trágica história de dois jovens, Adam e Stefan, sócios nos planos de abrir um negócio promissor. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso para obter um financiamento, têm um encontro casual com Gerard, velho colega de Stefan, que se oferece para levantar tais fundos. Mas de um simpático colega, Gerard vira um frio agiota que mudará para sempre a vida destes dois rapazes, bem como a sua própria.  Polônia, 1999, colorido, 97 minutos. Projeção DVD, legendado em português

TRUQUES (Sztuczki)

 Direção: Andrzej Jakimowski. Roteiro: Andrzej Jakimowski. Direção de fotografia: Adam Bajerski. Direção de arte: Ewa Jakimowska. Música: Tomasz Gąssowski. Direção sonora: Maria Chilarecka e Aleksander Musiałowski. Edição: Cezary Grzesiuk. Direção de produção: Mariusz Mielczarek. Elenco: Damian Ul (Stefek), Ewelina Walendziak (Elka, irmã de Stefek), Tomasz Sapryk (pai de Stefek e Elka), Rafał Guźniczak (Jerzy), Iwona Fornalczyk (mãe de Stefek e Elka), entre outros.

Filme baseado em motivos autobiográficos. Stefek, o menino de 6 anos e sua irmã Elka de 17 anos, acreditam que o destino desafortunado pode ser conduzido através de truques. O pai do Stefek abandonou sua mãe por outra mulher. O menino desafia o destino. Acha que uma cadeia de acontecimentos provocados por ele vai aproximá-lo do pai. Elka lhe ensina como ”subornar” o destino com pequenas oferendas. Mas no momento decisivo as crianças não têm nada valioso para oferecer. Polônia, 2007, colorido, 95 minutos. Projeção DVD, legendado em português.


A semana prossegue com os seguintes filmes:
dia 22 - quarta
às 16:00 horas - "Truques- Sztuczki"
às 20:00 horas - "Praça do Salvador - Plac Zbawiciela
dia 23 - quinta
às 16:00 horas - "Praça do Salvador - Plac Zbawiciela
às 20:00 horas - "Sexmissão - Seksmisja"
dia 24 - sexta
às 16:00 horas - "Sexmissão - Seksmisja"
às 20:00 horas - "Interrogatório - Przesłuchanie"
dia 25 - sábado
às 16:00 horas - "Interrogatório - Przesłuchanie"
às 20:00 horas - "Mimetismo - Barwy ochronne"
dia 26- domingo
às 16:00 horas - "Mimetismo - Barwy ochronne"
às 20:00 horas - "Hotel Pacífico - Zaklęte rewizy"
dia 27 - segunda
às 16:00 horas - "Hotel Pacífico - Zaklęte rewizy"
às 20:00 horas -  "Terra prometida - Ziemia Obiecana", diretor Andrzej Wajda
dia 28 - terça
às 16:00 horas - "Terra prometida - Ziemia Obiecana", diretor Andrzej Wajda
às 20:00 horas - "O Faraó - Faron"
dia 29 - quarta
às 16:00 horas - "O Faraó - Faron"
às 20:00 horas - "Tchau, até amanhã - Do widzenia, do jutra"
dia 30 - quinta
às 16:00 horas - "Tchau, até amanhã - Do widzenia, do jutra"
às 20:00 horas - "O homem obstinado - Mocny człowiek"

Editors virá ao Festival de Jarocin


Foto: Koncert Editors

O Woodstok se repete todo ano na Polônia. Na pequena localidade de Jarocin há muitos anos os grupos de rock-in-roll polaco se encontram no festival que leva o nome do local. Neste verão, o festival volta a ser realizado entre os dias 17 e 19 de julho. E a grande novidade deste ano será a presença do grupo britânico The Editors. A informação foi divulgada esta semana pela empresa organizadora Agencja Go Ahead.
Outro grupo estrangeiro que deverá dar as caras em Jarocin 2009 é o legendário Joy Division e Interpol, além dos já confirmados Noise Conspiracy, Maria Peszek, Kumka Olik, Reverox e Rockaway. O The Noise Conspiracy é atualmente um dos mais importantes grupos de rock do mundo. Fundado em 1998 pelo vocalista Dennis Lyxzéna, líder do Refused, legendária formação da cena hardcore. O segundo a fazer parte do grupo foi Lars Strömberg do punk capela Separation. O primeiro álbum T(I)NC saiu em 1999. O astro polaco Kazyk é outro que já confirmou presença. Líder do Kult, grupo que se apresentou em Curitiba, Ponta Grossa e Campo Largo na década de 90 é considerado o maior roqueiro da Polônia.
O Festival de Jarocin começou como uma grande festa da juventude em 1970, organizada pela discoteca klub „Olimp” com o nome de Wielkopolskie Rytmy Młodych. Embora esta festa tenha ocorrido durante dez anos com esta denominação, somente a primeira edição aconteceu fora da região da Wielkopolska.

Maiores informações, em idioma polaco, sobre o festival em www.jarocinfestiwal.pl

P.S. Jarocin fica na Wielkopolski e seria as terras do senhor feudal Jarocinski.... a origem do meu sobrenome.