segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Meus tetravôs polacos


Confesso que nem estava pensando nos meus parentes, nem polacos, nem mineiros, mas estava na Internet pesquisando sobre outras coisas que não ancestralidade e de repente apareceu um site polaco.

De brincadeira coloquei o nome dos meus trisavôs (pais do bisavô) para busca, algo que já tinha feito dezenas de vezes.

E não é que apareceu?

Jan (João) Jarosiński e Wiktoria Jackowska. Ele, com 29 anos, filho de Andrzej Jarosiński e Barbara Rogulska. Ela, filha de Józef Jackowski e Agnieszka Arament.

Casaram-se em 28 de outubro de 1878, na Vila de Stare Poręby, cidade de Dobre (50 km de Varsóvia), voivodia da Mazóvia.

Não bastasse esta descoberta, não é que apareceram dois filhos do casal?

Stanisław (Estanislau), nascido em 4 de maio de 1879 e PIOTR (Pedro - meu bisavô), em 22 de dezembro de 1880, ambos em Stare Poręby.

Andrzej e Barbara, Józef e Agnieszka são meus tetravôs polacos!!!

Já estive em Dobre, Mińsk Mazowiecki, Siedlce e Varsóvia algumas vezes e não tinha encontrado estes dados, que estão nos arquivos de uma das Cúrias de Varsóvia, no bairro de Praga, do outro lado do rio Vístula, e onde Polański gravou várias cenas de seu filme "O Pianista".


Poręby Stare pertenceu ao município de Radzymina, distrito de Rudzienko, paróquia de Stanisławów. Está distante 35 de Radzymina e era habitada por 12 pessoas em 254 m² de terra.

Em 1827, existiam 10 casas de 87 m² cada. Fazia parte da vila de Dobre. Mas em 1880, foi separada de Dobre e de Rudzienko. Havia, então, no lugar uma fábrica de vidro com 30 trabalhadores e uma fábrica de alcatrão.

Dobre, o atual distrito a que pertence Poręby Stare foi criado em 1530 e elevado a categoria de cidade em 1852.

Em 17 de fevereiro de 1831, na vila de Makówiec Duży, ocorreu uma batalha entre as tropas polacas comandadas pelo general Jan Skrzynecki e o batalhão russo liderado pelo general Rosen.


A escritora e poeta Maria Konopnicka descreveu essa batalha em um belo poema intitulado "Bitwa pod Dobrem", começando com as palavras: "Como Dwernicki em Stoczek, sim Skrzynecki em Dobrem ...".

Antes da Segunda Guerra Mundial, muitos polacos de origem judaica viviam em Dobre. De acordo com os dados do censo de 1921, 373 deles viviam em Dobre, o que constituía 34% da população da vila. Em 15 de setembro de 1942, os polacos- judeus de Dobre foram deportados para o campo de extermínio de Treblinka e a sinagoga da cidade foi destruída.

De acordo com o Censo Nacional de População e Habitação de 2011, a população da vila de Poręby Stare é de 94 pessoas, dos quais 50,0% são mulheres e 50,0% são homens.