segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Lech Kaczynski seria alcóolatra?

Lech Kaczyński e Janusz Palikot
Os meios de comunicação da Polônia amanheceram nesta segunda-feira com mais uma grande polêmica política. Tudo porque, o deputado do PO-Partido da Plataforma da Cidadania,
Janusz Palikot, fez uma série de perguntas em seu blog sobre o verdadeiro motivo da internação do Presidente da República Lech Kaczyński (Lérrrhhh catchinhsqui). "O Presidente Lech Kaczyński abusa do álcool? É verdade, que sua estada no hospital tem relação com terapia anti-alcoolismo? O refúgio no Juraty e o vinho tinto não são meios terapêuticos para reagir aos problemas relacionados a família, irmão e mãe? (Juraty é uma entidade de recuperação de alcólicos e drogados).
Não tardou muito para que a chancelaria da presidência da República fosse instada a comentar. O subchefe de gabiente Robert Draba respondeu à TVN que o texto no blog está em forma de pergunta, por isso é difícil brigar com Palikot sobre este assunto. "Evidentemente que buscaremos aclarar, porque antes de tudo devemos defender o bom nome do senhor Presidente".
Mas o líder do PiS - Partido da Lei e Justiça, partido de Kaczyński, o deputado Przemysław Gosiewski informou, que seu partido pensa em conovar o deputado do partido do primeiro-ministro Donald Tusk, à comissão de ética do Sejm (Câmara dos Deputados), pois as perguntas feitas por Palikot são bastante comprometedoras. Já o líder do próprio partido de Palikot, o deputado Zbigniew Chlebowski do PO, disse que nem sempre concorda com as opiniões de seu companheiro Palikot. "Realmente ele é uma pessoa controvertida. Algumas vezes não aceito seu modo de se expressar. Ja tive a oportunidade de conversar com o deputado sobre seus pontos de vista".


A melhor do vôlei está fora

Foto: Kuba Atys
A melhor jogadora de vôlei da Polônia nos últimos anos está fora da seleção nacional. A bela Dorota Świeniewicz foi mandada para casa ironicamente por alguém chamado Bonitta, no caso o treinador italiano Marco Bonitta, após uma conversa de vestiário no sábado último. O treinador estava para explicar ao elenco porque apenas 12 jogadoras seguiriam nas eliminatórias para Pequim. Dorota, interrompendo o técnico, de pronto perguntou: eu vou, ou não? Automaticamente Bonitta respondeu: não! Dorota virou as costas, pegou suas coisas e deixou o recinto.
Em entrevista, publicada nesta segunda-feira, no jornal Gazeta Wyborcza a bela Dorota desconvocada por Bonitta deu sua versão: "Não posso dizer que a decisão do treinador me machucou. Sinto-me bem, estou tranquila, feliz, tenho agora mais tempo para meu filho, para a vida com meu parceiro, com minha família. Minha cabeça também estará mais tranquila e com menos pânico à noite. No momento vejo como positiva esta decisão."
Alguns comentaristas afirmam que Dorota foi desconvocada por ter se transformado no ícone principal do vôlei feminino da Polônia e isto não era bem visto pelo treinador nacional. Pelo jeito, o sentimento de estrela que atinge o maior treinador do mundo, o brasileiro Bernardinho, está fazendo escola. Bonitta prefere correr o risco de uma desclassificação para as Olimpíadas a ver seu triunfo dividido com a melhor jogadora do país.
Encerrando a entrevista Dorota disse que, "jogou durante 22 anos nas diversas seleções da Polônia. Tive momentos maravilhosos. Lembro-me de dois campeonatos europeus e de ter sido escolhida a melhor jogadora do continente europeu. Pena que foram momentos. Agora é tempo de agradecer a todos meus treinadores com quem joguei, as minhas colegas, amigas e principalmente aos torcedores, que sempre estiveram comigo. E que agora continuam comigo. Tenho esperança de que não me esquecerão."