quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A bela atriz Bożena Stachura


Bożena Stachura (Solange) e Piotr Adamczyk (Chopin)

Um dos filmes apresentados na Mostra Chopin 2010, na Cinemateca de Curitiba, na noite desta quarta-feira, chamou a atenção não só pela qualidade e beleza da obra do cineasta Jerzy Antczak, mas também pela interpretação soberba do elenco. "Chopin. Pragnienie miłości", com o título em português "A Vontade de Amar" tem duas belas mulheres interpretando George Sand e sua filha Solange, as atrizes polacas Danuta Stenka e Bożena Stachura.
Das duas, Bożena surpreende pela beleza morena e alto nível de interpretação. Bożena nasceu em 17 de fevereiro, 1974, em Paczków. Em 1993, graduou-se no Liceu Feminino das Irmãs Ursulinas de Wroclaw, e em 1999, concluiu a Academia de Artes Dramáticas de Cracóvia. No mesmo ano, ela passou a fazer parte do elenco estável do Teatro Nacional de Varsóvia, onde permanece até hoje.
Sua estréia na televisão aconteceu num episódio do seriado "Lua de mel". O seu papel seguinte já foi como a Solange do filme Chopin de Jerzy Antczak. Em 2006, ela retratou a juíza Bożena, amante do protagonista (Jan Frycz) "Bezmiarze sprawiedliwości Wiesława Saniewskiego" (Na vastidão da justiça de...). Desde então, ela tem trabalhado regularmente na telenovela "M jak miłość".


Cenas do filme Chopin

Solange, no lago do Castelo de George Sand tenta seduzir Chopin







Calote nos operários da obra do estádio

Foto: Łukasz Giza

Max Bögl, empresa alemã contratada para a construção do estádio de Wrocław, fez um relatório ao Ministério Público sobre uma das empresas polacas subcontratada por ela, informando que esta não pagou mais de um milhão de złotych a seus empregados.
A companhia polaca, em questão, tem prestado serviços ao contratante alemão por vários meses. Ela esteve envolvida no fornecimento de granulados, na remoção de terra do local da construção e parte das obras de terraplanagem.
Como se sabe a empresa vencedora da licitação do estádio da Baixa Silésia, foi a alemã Max Bögl. Mas para executar os serviços necessários para a construção do estádio da Euro2012, os alemães subcontrataram pelo menos 24 outras empresas. Agora a empresa alemã afirma que, "trata-se de duas faturas emitidas por nós e pelas quais enviamos dinheiro para esta empresa pelos trabalhos executados. Contudo, temos recebido sinais de seus contratados e trabalhadores, que há algum tempo eles não são pagos pelo seu trabalho. Essa empresa abusou da nossa confiança. Nós não temos qualquer contato com seu presidente. Decidimos, portanto, apresentar uma queixa ao Ministério Público e avisar a polícia". Informou Jan Wawrzyniak, porta-voz da empresa Max Bögl.