domingo, 2 de setembro de 2007

O Wisła Kraków goleou

Quando ficar pronto, o estádio terá capacidade para 40 pessoas.

Na inaguração da segunda tribuna de seu estádio, o Wisła Kraków (pronuncia-se vissúa crácuf e se traduz Vístula Cracóvia) goleou o Lech Poznań (pronuncia-se lérrrehhh posnanh e se traduz L Posnania) por 4 a 2. Pela primeira vez, o estádio recebeu mais de 20 mil torcedores em sua história. A construção do estádio de Cracóvia é a que está mais adiantada para a Eurocopa 2012, os demais estádios das cidades escolhidas nem começaram as fundações e Cracóvia nem está na lista principal de sedes. A venda do ídolo Żurawski (pronuncia-se Jurávsqui) para o Celtic da Escócia e a constante troca de treinadores derrubaram o clube mais rico da Polônia para as posições intermediárias no campeonato do ano passado.
O brasileiro Jean Paulista, que andava na reserva meio desprestigiado pelo novo técnico Maciej Skorża (pronuncia-se Mátchiei Scoja), entrou e fez dois gols, Os outros foram do polaco Paweł Brożek (pronuncia-se Páveu Brojék). O também brasileiro, lateral-esquerdo Cleber entregou o ouro marcando contra, o segundo gol do Lech. Apesar da vitória o Wisła segue na segunda posição na tabela do campeonato, atrás do Legia Warszawa (pronuncia-se Léguia Varsóvia).

Szkoda: Não foi desta vez

Katarzyna Cichopek

E não deu para a musa morena da Polônia. A atriz Kasia Cichopek ficou em quarto lugar com seu parceiro Marcin Hakiel, no primeiro Eurovisão de Dança, ocorrido na noite deste sábado, nos estúdios da BBC, em Londres e transmitido para 15 países participantes. A Grécia, em função dos incêndios, que já mataram dezenas de pessoas, decidiu não transmitir o evento. Os vencedores foram os bailarinos profissionais da Finlândia, Jussi Vnnen e Katja Koukkula, seguidos pelos também bailarinos profissionais da Ucrânia, Ilyia Sydorenko e Julia Okropiridze, e dos irlandeses Mick Donegan e Nicola Byrne. Foram 16, os países participantes e apenas 4 deles não enviaram para o certame bailarinos profissionais. A Polônia com a atriz Kasia Cichopek, a Rússia com a jornalista Maria Sittel, Portugal com a apresentadora de TV Sónia Araújo e a Alemanha com a atriz Wolke Hegenbarth. Competição, portanto, desiquilibrada, mas Polônia e Portugal, mesmo assim fizeram bonito, ficaram em 4° e 6° lugares. A jornalista russa ficou em 7° e a atriz alemã em 8°. A votação dos melhores foi feita por telespectadores dos 16 países participantes. O combinado era que os representantes dos países deveriam ter sido os vencedores dos programas "Dança Comigo", que não são bailarinos profissionais, apenas pessoas famosas. No sistema de votação, um país não podia votar em seus próprios representantes. A dupla polaca foi bem votada na Alemanha, Ucrânia, Suécia, Austria, Inglaterra, Rússia, Dinamarca, Suíça e Espanha. Portugueses e finlandeses não votaram na morena polaca. Já a loira portuguesa conseguiu votos na Espanha, Alemanha, Holanda, Grécia, Rússia e Suíça. Cada dupla se apresentou duas vezes, Kasia e Marcin dançaram uma mistura de ritmos com Rumba e Samba, num mix de músicas com a canção ‘She Bangs’ de Ricky Martin. O resultado final ficou assim: 1° Finlândia, 2° Ucrânia, 3° Irlanda, 4° Polônia, 5° Áustria, 6° Portugal, 7° Rússia, 8° Alemanha, 9° Dinamarca, 10° Espanha, 11° Lituânia, 12° Holanda, 13° Grécia, 14° Suécia, 15° Inglaterra e 16° Suíça (que não obteve nenhum ponto).
Fotos da BBC. Na ordem:
no alto a esquerda - Finlândia - Jussi Vnnen e Katja Koukkula
no alto à direita - Polônia - Marcin Hakiel e Katarzyna Cichopek
no centro à direita - Rússia - Vladislav Borodinov e Maria Sittel
em baixo à esquerda - Portugal - Sónia Araújo e Ricardo Silva
em baixo à direita - Alemanha - Wolke Hegenbarth e Oliver Seefeldt

P.S. Szkoda (em polaco) significa, que pena!