domingo, 22 de junho de 2008

Wianki - flores mágicas da noite

Foto: Iza Kapuściarz
Mas de 100 mil pessoas se divertiram muito neste sábado, 21 de junho, em Cracóvia durante a festa do Wianki, ou festa da entrada do verão. As estrelas do anoitecer foram os integrantes do grupo britânico Jamiroquai, que antecedidos pelos artistas polacos Novika e Andrzej Smolik, enlouqueceram os cracovianos com sua música. Nas margens do rio Wisła (vissua - Vístula) em frente as muralhas do castelo de Wawel, a atmosfera foi alegria, dança e música ao ritmo de funk e acid-jazz. O espetáculo do Jamiroquai, foi um mix de velhas com as mais últimas canções lançadas pelo grupo.
A noite se encerrou com um grande show pirotécnico intitulado "Kwiat magicznej nocy" (kviat maguitchnei notssi - flores mágicas da noite). A festa custou aos organizadores mais de 2,5 mln zł.
Este evento do Wianki vem sendo organizado pela prefeitura de Cracóvia desde 1992. Contudo, esta festa tradicional ocorre sempre no sosticio de verão desde os tempos pagãos com o nome de Noc Kupały. Depois da adoção do cristianismo pelos polacos, a festa recebeu nova denominação, ou seja, "Noc Świętojańska" (Noite de São João). Alguns elementos originais permaneceram, contudo, tal como o costume de desejar sorte aos amigos, jogar cartas de amores sobre as águas dos rios e pular fogueira.
Depois da Lei Marcial de dezembro de 1981, a festa deixou de ser organizada até recomeçar em 1992. Esta festa é o grande dia do Vístula, um rio que parece ser esquecido pela cidade na maioria dos meses do ano. A cidade de Cracóvia decididamente não valoriza o Vístula como fazem cidades como Paris, Lisboa, Roma,Viena, onde o Sena, o Tejo, o Tevere e o Danúbio, respectivamente, são parte integrante do dia-a-dia de suas cidades. O Vístula no Wianki parace ser redescoberto pelos moradores, que sentam-se às suas margens, para assistirem aos shows de música e fogos de artíficio.