sexta-feira, 5 de julho de 2013

Polônia busca rentabilizar estádios da Eurocopa

Estádio Nacional de Varsóvia
Enquanto no Brasil a população protesta, entre outros motivos, pelos gastos elevados com a organização da próxima Copa do Mundo, a Polônia se esforça para tentar tirar proveito dos quatro estádios construídos para a Eurocopa do ano passado, sem que nenhum deles seja rentável no momento.
O Estádio Nacional de Varsóvia representou um investimento de 1,6 bilhão de złotych (R$ 1,1 bilhão) e foi a sede mais cara da Euro-2012. Atualmente, o local é um bom exemplo de como as autoridades polacas tiveram que usar a criatividade para que as instalações não sejam uma carga após o fim do torneio. A manutenção do estádio tem um custo mensal de R$ 2,2 milhões, disse  a responsável de relações com a imprensa, Joanna Janowicz, que garante que o local vem se esforçando para ser útil, atrativo para a população e, claro, também rentável.

Estádio de Ambar de Gdańsk
Situação parecida vivem os estádios das outras três sedes polacas da Euro: Gdańsk, com um custo de perto de R$ 580 milhões, Wrocław, mais de R$ 550 milhões e Poznań, que gastou R$ 535 apenas para reformar um estádio já existente.
Em janeiro deste ano, Varsóvia transferiu a gestão do Estádio Nacional à sociedade pública PL.2012+, com a finalidade de dar uma visão mais comercial às instalações.

Estádio de Wrocław
O plano de negócio, como acontece nas outras sedes da Eurocopa, se baseia em três pilares: transformar o estádio em sede de eventos esportivos, receber shows e eventos de massas e organizar visitas organizadas e atos sociais alugando camarotes.
O objetivo é que o local seja ao final rentável e cubra custos para 2015, algo em que serão decisivas as conferências e eventos corporativos que forem atraídos a seus mais de 40 mil metros quadrados, ainda de acordo com Joanna.
As visitas organizadas e guiadas são outro dos atrativos do Estádio Nacional. O espaço recebe 4 mil pessoas por dia que pagam ingressos que custam de R$ 3 a R$ 15 euros. As previsões da PL.2012+ indicam que o local fechará o ano com receitas de entre R$ 13 milhões e R$ 14 milhões.
Para 2014, esse número, de acordo com Joanna, deve subir para R$ 24 milhões. Até agora, o mês mais rentável foi maio, graças, principalmente, a grandes eventos, como shows de Beyoncé e Paul McCartney, que em sua primeira apresentação na Polônia reuniu cerca de 30 mil espectadores.

Estádio de Poznań
A mesma situação vivem as outras três sedes. Os estádios de Gdańsk e Wrocław se viram como pode: o primeiro deles receberá um amistoso entre Barcelona e um time local no próximo dia 20, e o segundo passou a organizar visitas guiadas na última segunda-feira.
Todos estes estádios, inaugurados com atraso em relação à data prevista, são também exemplo da precipitação com que são finalizadas muitas das infraestruturas para a Eurocopa, pressa que em alguns casos provocou problemas posteriores, como os buracos surgidos no Estádio Municipal de Poznań após o torneio.
Também são vistos buracos em uma estrada aberta ao público um dia antes da abertura da Eurocopa, em Varsóvia. A via foi inaugurada sem estar pronta e até hoje não foi concluída.

Dreamliner causa problemas para a LOT

Os aviões que a LOT deseja colocar nos voos para o Brasil, o Dreamliner da Boeing, tem causado problemas para a empresa aérea polaca.  O último foram os cancelamentos de dois voos de Varsóvia para Chicago.


VARSÓVIA, 4 Jul (Reuters) - A empresa aérea da Polônia LOT teve que cancelar ou adiar dois voos com aviões Dreamliner da Boeing devido a problemas técnicos, disse uma porta-voz da empresa nesta quinta-feira. Um voo de Varsóvia para Chicago previsto para a quarta-feira foi cancelado devido a "problemas de fornecimento de energia", disse a porta-voz Barbara Pijanowska-Kuras, sem dar mais detalhes.
A LOT, que é controlada pelo Estado, tem quatro voos diários com o Dreamliner, e no ano passado se tornou a primeira empresa aérea europeia a adicionar o avião para sua frota.
O Dreamliner tem sido marcado por problemas desde seu lançamento. A porta-voz da LOT não disse que o problema técnico estava relacionado ao superaquecimento das baterias que levaram a uma suspensão das operações da aeronave por três meses em todo o mundo.
Após a Boeing ter redesenhado o sistema de bateria, reguladores liberaram o avião para voar novamente. A LOT informou também que outro voo com um Dreamliner na quarta-feira, de Varsóvia para Toronto, foi adiado para esta quinta-feira.

Texto: Adrian Krajewski