sexta-feira, 10 de abril de 2020

Covid-19: Polônia prolonga isolamento até 26 de abril

Foto: AFP
As medidas implicam o fechamento de escolas e universidades e fronteiras que permanecerão fechadas até 03 de maio. No entanto, mantém-se o calendário eleitoral para a presidência da República.

Segundo o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, o transporte internacional de passageiros, quer por via aérea, quer por via férrea, vai continuar suspenso até 26 de abril e a maioria das empresas - exceto mercearias e farmácias - estará fechada até 19 de abril.

O prolongamento das medidas de prevenção inclui ainda a obrigação de, até 26 de abril, os restaurantes só poderem vender comida pelo serviço de distribuição (delivery).

O Governo decidiu ainda que os exames de faculdade e do 12º ano – que têm sido um motivo de preocupação de milhares de estudantes - serão adiados sem data marcada, não devendo ocorrer antes de junho, disse o primeiro-ministro.

Também os espetáculos e eventos desportivos que costumem concentrar grande número de pessoas ficam suspensos até nova ordem.

Além disso, a partir de 16 de abril, será obrigatório, nos espaços públicos da Polônia, usar uma máscara ou lenço para cobrir nariz e boca, anunciou o ministro da Saúde, Łukasz Szumowski.

Tal como o primeiro-ministro, o ministro da Saúde pediu à população que não faça grandes reuniões familiares na Páscoa.

O partido Direito e Justiça (PiS), no poder, manteve, no entanto, a data das eleições presidenciais, agendadas para 10 de maio, embora tenha decidido que a votação será obrigatoriamente feita por correspondência, ou seja,via correio, abrindo a possibilidade de a eleição durar uma semana, até 17 de maio.

Esta posição atraiu críticas ferozes da oposição, que a vê como uma tentativa de garantir a vitória do atual Presidente, Andrzej Duda, um membro do PiS, até porque a campanha dos seus rivais foi praticamente proibida, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia.

A Polônia registou, até hoje, 5.205 casos de contaminação, com 159 mortes.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia do covid-19, já infectou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 89 mil.

Dos casos de contaminação, mais de 312 mil já foram considerados curados.

Até às 17h, da sexta-feira Santa, o Ministério da Saúde da Polônia informou sobre 213 novos casos de COVID-19.

No total, nas últimas 24 horas, os testes mostraram a presença de coronavírus em mais 380 pessoas. Os novos casos confirmados dizem respeito às seguintes voivodias: Mazóvia (77), Grande Polônia (Wielkopolska) (38), Łódź (31), Podláquia (16), Podcarpatos (15), Pequena Polônia (Małopolska) (10), Lubelska (10), Baixa Silésia (9), Opolska (4), Pomerânia (2) e Lubuska (1).

O Ministério também informou que seis pacientes morreram devido a contaminação. Ele é um homem de 87 anos de Poznań, uma mulher de 69 anos de Bydgoszcz, um homem de 75 anos de Wrocław, uma mulher de 71 anos de Bolesławiec e um homem de 73 anos de Cracóvia.

Fontes: AFP, Wort, Rzeczpospolita