quarta-feira, 6 de maio de 2009

Novo ramal ferroviário em Cracóvia

Atuais vagões na linha - Foto: Paweł Piotrowski / AG

Os planos de modernização do sistema de transporte da cidade de Cracóvia com vistas a Euro 2012 prevê uma ligação via trem desde o aeroporto internacional até o centro da cidade passando pelo Parque Błonia e consequentemente com o estádio de futebol do Wisła Kraków, sede do copa europeia de seleções de futebol. Dentro de um ano deve estar pronto o projeto de construção da linha elétrica no percurso.
PKP Polskie Linie Kolejowe, a Empresa de Estradas de Ferro da Polônia responsável pela linha deu a conhecer as 15 propostas da licitação, no último dia 15 de abril, para estudos de viabilidade e aquisição de licenças para a construção do trecho de trilhos com vagões alimentados eletricamente.
Atualmente a conexão entre o aeroporto e a estação ferroviária é feita por antigas locomotivas a diesel e no trajeto militar de estrada de ferro. O trajeto passa pela periferia da cidade e bem distante do estádio do Parque Błonia.
Para Włodzimierz Żmuda, diretor do departamento cracoviano da PLK se tudo der certo a nova linha poderá estar funcionando no inverno de 2011.
Para a modernização do novo trajeto estariam previstas uma estação inicial mais próximo dos terminais de desembarque do aeroporto, ficando praticamente dentro do aeroporto. Atualmente a estação está distante dois quilômetros que são vencidos com a utilização de ônibus. O novo ramal ferroviário deverá custar 290 milhões de złotych .