terça-feira, 6 de novembro de 2007

BRASIL ALEGRIA em Cracóvia

Em Cracóvia são muito os bares dançantes. A maioria deles com música "mecânica". A seleção musical dos DJs como em todo lugar do mundo é uma mistura de rock, funk, hip hop e pop. Em três destes bares, a salsa e o reggaton impera: Stajnia, Louisa e El Sol Latino. O nosso samba, o nosso carnaval de vez em quando, mas mesmo assim implorando muito, é ouvido no El Sol Latino, isto porque os proprietários são um argentino e um mexicano. Mas isto está para mudar. A partir do sábado, dia 24 de novembro, o maior espaço para dançar da cidade, o Klub Rotunda, concordou em promover uma noite brasileira uma vez por mês. Será o BRASIL ALEGRIA. Edilson Lima, o dançarino paranaense, que vive aqui há quase 20 anos será a estrela desta primeira noite. E este é o cartaz desta verdadeira primeira noite de samba, capoeira e carnaval de Cracóvia.

Além do brasileiro à esquerda no cartaz, também haverá a presença do polaco Robert Jażdżewski com funk carioca e hiphop novaiorquino, além dos berimbaus e atabaques do grupo de capoeira da UNICAR de Cracóvia.

P.S. Estou como parceiro nessa empreitada, como podem ler no cartaz, entre os organizadores. E

"Não deixe o samba morrer...

Não deixe o samba acabar...

O morro foi feito de samba...

De samba pra gente sambar..."

Os versos do Pedro

Jan Brzechwy, poeta polaco, que viveu entre 1900 e 1966, escreveu muitos poemas para crianças. De um de seus livros publicado em 1938 está a poesia "Wrona i ser". Os versos abaixo acabaram tendo uma versão popular para um dos travalínguas mais recitados. Em vermelho os versos originais e em verde os popularizados. Talvez seja o que mais se aproxima do nosso "o rato roeu a roupa do rei de roma".

Nie pieprz, Pietrze, pieprzem wieprza.
wtedy szynka będzie lepsza.
Niech mi każdy powie szczerze,
Skąd się wzięły dziury w serze?
Nie pieprz Piotrze wieprza pieprzem,
bo przepieprzysz Piotrze wieprza pieprzem...

P.S. Este travalínguas popular foi sugerido pelo leitor Rajmund Wilczek, de Telêmaco Borba -PR, polaco mesmo, nascido em terras que Stalin, com a concordância dos Aliados, tirou da Polônia e que hoje estão na Bielo-Rússia.Tente repetir rapidamente as palavras do verso usando a pronúncia adaptada abaixo:

Nié piépj, Piétje, piépjem viépja. Vtédi chinca bendjié lépcha. Niérrrhh mi cajdi povié chtchéjé, scond chien vjieuí djiuri v séjé?

Nié piépj Piotrjé viépja piépjem, bo pjépiépjich Piotjé viépja piépjem....

Tradução livre:

Não apimente, Pedro, apimentado porco. Então o porco será melhor. Cada vez me ilumina, de onde apareceu o buraco no queijo

Não apimente Pedro apimentado porco, porque apimentando demais apimenta o porco