quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Buscador de origens: Busca infrutífera

Prédio da Prefeitura de Konin. Foto: Ulisses Iarochinski

Infelizmente não deu dessa vez... Não encontrei nenhum rastro da pessoa procurada em Konin, próximo a Poznań. Nem mesmo tal sobrenome existe na região.

Estive em Konin durante todo o dia. Felizmente todos os locais de busca estão concentrados na Stare Konin, ou Velha Konin, numa das margens do rio que banha a cidade. Do outro lado, onde está a estação ferroviária foi construída uma nova Konin, segundo a arquitetura e urbanismo comunista, pós Segunda Guerra Mundial.

Comecei as buscas logo cedo pelos arquivos do Cartório da Cidade Urząd Stan Cywilnego. Duas moças me atenderam de forma bastante prestativa. Verificamos cinco livros de assentamento de nascimentos. Dois da Igreja Católica Apostólica Romana, um da Igreja Católica Ortodoxa, um da Igreja Luterana, um da Sinagoga Judaica e o do Cartório da Cidade referentes ao ano de 1912, não só na data do nascimento, mas em todos os meses. Não encontramos nada, nem mesmo o sobrenome Krzeminski foi encontrado entre os assentamentos destes livros de 1912. Estes livros não eram só de registros da zona urbana da cidade de Konin, mas também dos vários distritos e zona rural da cidade.

Fui então à Igreja católica romana mais antiga da cidade, a de São Bartolomeu. O horário de atendimento da sacristia era apenas das 7 às 9 da manha. Cheguei lá já era mais de meio-dia. Mas insisti com quem abriu a porta que eu vinha de longe (do Brasil) e que o vigário me atendesse. Instantes depois o padre apareceu, um pouco de má-vontade, mas depois de iniciada a pesquisa ele até foi mais cordial. Procuramos não só no livro de 1912, mas nos livros de 1910 a 1917. Apesar dos registros estarem em idioma russo, nas folhas finais de cada livro o nome das pessoas com registros constantes em cada um deles, estava em idioma polaco e alfabeto latino. Mais um vez não encontramos nenhuma referência à pessoa pesquisada e nem mesmo ao sobrenome, dando a entender que esta família pelo menos naquele período e no atual não estavam por ali.

Fui então ao Arquivo Nacional, que mantém em cada região, departamentos regionais que guardam documentos com mais de cem anos de existência. Logo de início o diretor do arquivo foi logo dizendo: Não! Aqui não temos nada referente a 1912... O que mantemos aqui são documentos de antes de 1907.

Mas a conversa com este diretor, ajudou a esclarecer algumas coisas. Muito prestativo e atencioso, mostrou e fotocopiou tabelas. Enfim... São muitas as localidades na Polônia com a denominação Konin. As divisões administrativas na Polônia ao longo do tempo sofreram várias alterações.

  1. Hoje são 16 Voivodias (semelhante a Estado)... Até 1998 eram 49 as Voivodias.
  2. Entre 1918 e 1939 eram outras tantas... E as denominações de cada uma delas era diferente das atuais. O diretor “xerocou” 6 páginas de tabelas, onde aparece o nome Konin, seja como cidade, como distrito, como vila e até lugarejo. Nesta parcial de tabela... Encontramos 111 localidades ligadas ao nome Konin.
  3. Desta centena, pelo menos 5 são cidades, ou Estado, a maioria da centena tem outros nomes... Por exemplo: Estado: Poznańskie (de Poznań – em 1930 além de cidade era um Estado), município: Konin, distrito: Gosławice, localidade (vila, ou lugarejo rural): Konin.
  4. Além disso, pode ter havido nos anos anteriores uma alteração na grafia e a localidade da pessoa buscada não seja Konin, mas Konina, Kakonin, Kolno, Koninko, Koninek.
  5. Numa sétima fotocópia, de um outro antigo livro de divisão administrativa da Polônia do entre guerras, há referência a paróquias. Por exemplo, na página 743 deste livro, existem 10 Konin, 2 Konik, 2 Koniki, 1 Konikowo, 1 konina, 3 Koninek, e 1 Koninko.

Pois bem, este Estado Poznańskie - de Poznań, tinha outra configuração de território da atual Voivodia (Estado) da Wielkopolska, do qual Poznań é a capital. Assim muitas daquelas centenas de localidades, em 1930, atualmente estão em outras Voivodias e ligadas a outras cidades, que não Poznań, ou Poznańskie.

Para simplificar e com a ajuda do diretor do Arquivo Nacional em Konin, Voivodia Wielkopolska, cuja capital é Poznań, a sugestão é que se procure o documento desta pessoa nas cidades de Łódź, Częstochowa e na região Pomorskie (Pomerânia).

Ainda na página 743 daquele livro, referente às localidades e às divisões administrativas, dez Konin pertencem a atual Konin (onde estive próxima a Poznań) e também a Częstochowa, a Łaska, a Nowy Tomyśl, a Szamotuły, a Limanowa, a Kalisz, e a Nowy Sącz.

De mais concreto, o que poderia propor é seguir a busca, partindo mais uma vez da ajuda do interessado por este ancestral. Para isto seria necessário que se verificasse nos documentos que o interessado possui e nas indicações que foram dadas para a localidade Konin,em qualquer um dos nomes referidos acima. A busca assim será mais concreta. Uma segunda maneira seria ir até as atuais cidades de Łódź, Częstochowa, e/ou Limanowa (fica próximo a Cracóvia) e tentar descobrir pelo menos os rastros do sobrenome. Sei que é frustrante. Senti-me assim nesta busca. Parecia tão fácil. As pessoas em todos os lugares muito prestativas, mas nada, nenhum sinal da pessoa buscada.

Mas ainda não desisti... este documento está em uma outra Konin.