domingo, 1 de maio de 2011

João Paulo II beatificado hoje

Fotos: Adam Golec
A beatificação de João Paulo II fez com que a Polônia e os polacos estejam, neste domingo, no centro das atenções do mundo. Jornalistas italianos, franceses, norte-americanos dizem-se impressionados com a mobilização dos polacos, todos cheios de alegria e muita oração.
Os polacos inundaram o Vaticano, Roma e cidades vizinhas à capital italiana. É tanta gente que há concetração de peregrinos nas estradas que conduzem a cidade eterna.
Em Curitiba, a comunidade de descendentes polacos, passaram a noite em vigilia, no Bosque Papa João Paulo II. Bençãos especiais, oraçãos, apresentações de corais marcaram a noite e madrugada. Todos diante de telões acompanharam desde Roma, a partir das 4 horas da madrugada. As Transmissões ao vivo, foram feitas pela TV Rede Vida.
Estima-se que 16 chefes de Estado, sete primeiros-ministros e cinco membros de casas reais europeias estejam participando da celebração. Entre os presentes estavam o príncipe Felipe e a princesa Letizia, o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, o polaco ativista de direitos humanos e ex-presidente Lech Wałęsa, além dos ex-presidente Aleksander Kwaśniewski e o ex-primeiro ministro Tadeusz Mazowiecki. Também o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, que ignorou uma proibição de viajar para a União Europeia para participar do evento.

Karol, eleito Papa dos Católicos


Venho de um país de muito longe. A nossa língua italiana… Se eu me engano… corrijam-me”.
Para muitos uma surpresa. Há 400 anos não se escolhia um papa estrangeiro.
Mas para a milenar Polônia católica, terra de muitas gentes e abrigo de judeus há mais de mil anos era a justiça sendo feita ao mais fervoroso dos católicos apostólicos romanos do mundo.
Karol Wojtyła, cardeal da Cracóvia comunista adotaria naquele, 16 de Outubro de 1978, o nome papal de João Paulo II em homenagem ao seu antecessor.
O guerreiro da liberdade transformou-se num dos personagens mais importantes do século XX. Foi decisiva a sua participação na queda do império soviético e no fim da guerra fria.
Foi o primeiro Papa, desde Martinho Lutero a pregar numa igreja luterana e numa mesquita. Também foi o primeiro a visitar o Muro das Lamentações, em Jerusalém.
Realizou milhares de beatificações e canonizações de santos.
Nunca na história da humanidade, um religioso falou sobre amor e paz para tantos homens e mulheres dos quatro cantos do mundo.

Karol foi ordenado padre após a II Guerra Mundial

O jovem padre Karol diante da Catedral e Castelo de Wawel, em Cracóvia
À medida que o pequeno Karol Józef Wojtyła crescia, aumentavam as tensões na Europa. O nazismo e o stalinismo soviético queriam dominar o mundo.
Na família Wojtyła, que já tinha perdido a mãe Emylia, a escarlatina levou o filho mais velho, Edmund, em 1931.
A segunda guerra mundial vai encontrar o jovem estudante Karol em Cracóvia.
A liberdade tão cara à sua nação estava sendo ultrajada. Karol ao ver tantos amigos judeus assassinados pelos alemães de Hitler, engajou-se na luta clandestina. Fazia teatro na escuridão para iluminar o coração de seus compatriotas da resistência polaca contra o nazismo.
A guerra acabou deixando profundas marcas no jovem Karol, que além de amigos, perdeu seu pai. Wojtyła estava só no mundo.
Mas a solidão iria acabar em 1 de Novembro de 1946, quando ele foi ordenado padre pelo então cardeal-arcebispo de Cracóvia, Adam Stefan Sapieha.
O futuro Papa João Paulo II sobrevivia assim lutando pela liberdade, o signo supremo da humanidade.

Karol Wojtyła, guerreiro da Liberdade

A mãe Emilia, o pequeno Karol e o pai Karol
O Papa João Paulo II, nasceu em 18 de maio de 1920, na Wadowice, pequena cidade ao Sul da Polônia, a 50 km de Cracóvia.
O pequeno Karol Józef Wojtyła vinha ao mundo, no momento, em que Varsóvia recebia o herói nacional, Marechal Józef Pilsudski.
A Polônia do pequeno Karol tinha reconquistado sua liberdade dois anos antes, encerrando 127 anos de ocupação russa, austríaca e alemã.
Mas os russos voltaram a atacar a Polônia, em 1920 e Marechal Pilsudski não permitiu que apagassem mais uma vez seu país do mapa do mundo.
Nessa atmosfera, de grandes significados para sua terra, o futuro Papa João Paulo II nascia sob o signo da liberdade, como bem supremo da humanidade.
O pequeno Karol Józef nasceu como segundo filho de Karol Wojtyła e Emilia Kaczorowska (sobrenome de solteira). Os Wojtyła são originários de Czańca, próximo a Kęty e Lipnika (distritos de Bielsko-Biała). Os Kaczorowski são de Michalów, proximidades de Szczebrzeszyn.

Morre polaco criador da Internet

Paweł (Paul) Baran, 84 anos, faleceu no último dia 25 de Março de 2011, na Califórnia - EUA, onde lutava contra um câncer no pulmão.
Polaco, Baran nasceu em 29 de abril de 1926, na Polônia. Seus pais se mudaram para os Estados Unidos em 1928. Ele cresceu na Filadélfia onde seu pai tinha um mercado e ele fazia entregas em domicílio. Baran Formou-se em Engenharia e dedicou-se em criar uma forma segura de compartilhar dados sem interrupções, especialmente em casos de cataclismas e acidentes nucleares.
Baran nem sabia que ao criar a transmissão de dados por pacotes segmentados, estava dando um passo primordial para o que hoje chamamos de internet. O pesquisador desenvolvia a Arpanet, uma rede de comunicação entre cientistas que resultou no que hoje interliga a Aldeia Global profetizada por Marshal McLuhan.