quinta-feira, 12 de março de 2009

Polacos orgulhosos de sua capital

Praça Zbawiciela no centro da cidade, panorama desde a ulica (rua) Marszałkowskiej
Foto: Jerzy Gumowski

A Polônia inteira é orgulhosa de sua capital segundo uma pesquisa do jornal Gazeta Wyborcza. Até mesmo os cracovianos admitem, embora em menor percentual que os polacos de outras cidades onde a pesquisa foi realizada
Em relação aos próprios varsovianos, sempre tão críticos em relação à cidade, a pesquisa apontou que 84% dos moradores sentem Varsóvia como "o mel de seus corações".
Já os moradores de outras oito cidades do país apontaram aquilo que mais representa Varsóvia para eles. Para 79% ela é europeia, 82% que é dinâmica, 72% que é amigável.
Para o Dr. Krzysztof Herbst, sociólogo que trabalha para o Departamento de Estratégia Social de Varsóvia, o resultado da pesquisa, muito deste orgulho tem a ver com a transformação da cidade nos últimos 20 anos, pois deixou de ser a velha capital comunista para se transformar numa metrópole do trabalho, da vida cultural e das oportunidades. Apesar destes resultados favoráveis, as mesmas pessoas responderam que a cidade é insegura com 52% dos pesquisados e para 39% que ela é suja. E que os cracovianos embora tenham orgulho de sua capital, não a amam.
Na tabela abaixo estão os percentuais conseguidos por Varsóvia em cada uma das cidades pesquisadas. As perguntas foram:
Você é orgulhoso da capital da Polônia?
Varsóvia - 86% responderam que sim.
Białystok - 84% responderam que sim.
Lublin - 82% responderam que sim.
Łódź - 79% responderam que sim.
Gdańsk/Gdynia/Sopot - 75% responderam que sim.
Katowice (area metropolitana) - 73% responderam que sim.
Wrocław - 73% responderam que sim.
Kraków - 72% responderam que sim.
Poznań - 69% responderam que sim.

O que os moradores de tua cidade invejam dos varsovianos?

Frequentar cinema, teatro, bares
Białystok - 34%.
Lublin - 48%.
Łódź - 26%.
Gdańsk/Gdynia/Sopot - 24%.
Katowice (area metropolitana) - 46%.
Wrocław - 11%.
Kraków - 8%.
Poznań - 19%.

Maiores salários
Białystok - 86%.
Lublin - 40%.
Łódź - 85%.
Gdańsk/Gdynia/Sopot - 63%.
Katowice (area metropolitana) - 73%.
Wrocław - 60%.
Kraków - 63%.
Poznań - 64%.

Boas escolas
Białystok - 62%.
Lublin - 88%.
Łódź - 38%.
Gdańsk/Gdynia/Sopot - 39%.
Katowice (area metropolitana) - 55%.
Wrocław - 17%.
Kraków - 8%.
Poznań - 18%.

Lugares para encontrar estrelas da TV
Białystok - 62%.
Lublin - 68%.
Łódź - 55%.
Gdańsk/Gdynia/Sopot - 46%.
Katowice (area metropolitana) - 67%.
Wrocław - 42%.
Kraków - 34%.
Poznań - 47%.
Pelos percentuais, percebe-se que Cracóvia é a que menos sente inveja nos quesitos boas escolas e vida cultural. Mas sente inveja dos melhores salários de Varsóvia e dos encontros fortuitos com estrelas da TV.

Miss mundo agita Varsóvia

Foto: Divulgação G. Mokotów

Os grandes shopping center chegaram de vez a Polônia. Em Cracóvia um investimento alemão construiu o maior centro de compras da Europa, justamente ao lado da estação ferroviária central da cidade, a Galeria Krakowska. E isto poucos meses depois da cidade ter ganho o sofisticado Shopping Center Galeria Kazimierz. Cracóvia que já possui cerca de 8 shopping centers se prepara para inaugurar outros até 2012.
Mas a febre destes centros comerciais não é só na capital cultural do país, pois na capital de fato, Varsóvia, a quantidade de shopping centers já começa a saturar.
E a verdade é que os polacos que antes não tinham esta opção começaram a frequentar estes estabelecimentos como alternativa de passeios de fim de semana. As grandes marcas mundiais estão quase todas nestas "galerias" como são chamados aqui os Shopping Centers.
Mas como o poder de compra dos polacos ainda é baixo estes estabelecimentos estão fazendo de tudo para atrair a clientela. A Galeria Mokotów de Varsóvia começou esta semana uma campanha publicitária com ninguém menos que a Miss Mundo 2006. A tcheca Tatana Kucharova, foi contratada para a promoção. Ela não terá que fazer nada muito diferente do que tem feito na vida: ser maquiada.
Os clientes poderão ver todo o processo sendo realizado num estúdio montado no shopping varsoviano com Szymon Brodziak – fotógrafo, Jolanta Czaja – estilista, Gonia Wielocha - maquiadora e Robert Kupisz – cabelereiro.
A idéia de trazer a missa da vizinha República Tcheca foi da agência de propaganda Communication Unlimited. O resultado desta aparição de Tatana será transformada em painéis e "bilboard" por toda a cidade com o título da campanha "Quando a moda floresce".