quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Tempestades de neve atingem forte a Polônia

Foto: Michał Łepeck

Com temperaturas abaixo dos 20 graus negativos, o mês de dezembro começa com tempestades de neve no país inteiro e ventos soprando de leste a oeste atingirndo velocidades de até 80 km / h. Depois de uma forte nevasca de segunda-feira, a temperatura  caiu ainda mais. Foi registrado recorde de em Bialystok. Durante a noite, os termômetros apresentaram -26 graus negativos nesta cidade do Nordeste do país, em alguns lugares chegou a 33 graus  negativos.
Num mesmo dia, oito pessoas morreram por causa do frio. "Todos são homens, com idades entre 33 e 72 anos. Nossos resultados mostram que eles estavam sob a influência do álcool ", reconheceu o porta-voz da polícia Mariusz Sokolowski.
Por causa da nevada, em Lublin, Chojnice Bilgoraj e na região da Pomerânia  encanamentos foram estourados. Em ambas as cidades foram cancelaram as aulas nas escolas.
"A neve combinada com ventos fortes cobre todo o país. Podemos esperar  tempestade de neve ainda mais fortes, o que vai paralisar estradas e  aeroportos" , disse Waldemar Skałba  do Instituto de Metereologia de Varsóvia.
Os problemas surgem também nos transportes públicos.  As linhas de ônibus 107 e 409  em Cracóvia deixaram de funcionar, não se pode ir mais ao Przegorzaly, no  Instituto  Europeu e Casa de Estudantes da Universidade Iagielônica e ao bairro de  Borek Falecki.  Houve  descarrilamento dos bondes de Tranwaj da linha 19.  Atrasos , na maioria das linhas , são de  dezenas de minutos.

Polônia e Brasil mais perto


"A Polônia e o Brasil mais próximos do que parece" é a exposição que abre dia 7 de dezembro, às 18:00 horas, no Dom Poloni, Sede da Wspólnota Polska, na ulica Krakowskie Przedmieście 64, em Varsóvia. A exposição permanece aberta até 10 de Janeiro de 2011, sempre das 9:00 às 17:00 horas, exceto aos sábados e domingos.
A exposição foi elaborada pela Sociedade Polaco-brasileiro (TPB, com base em material da Escola Ruy Barbosa de Varsóvia), por ocasião do 90º. aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a Polônia e o Brasil. A exposição inclui materiais fotográficos, cópias de documentos, folhetos e outros registros de eventos importantes em diversas áreas das relações entre os dois países durante estes 90 anos de história comum.
O autor da exposição é o Embaixador Stanislaw Pawliszewski. Os organizadores da exposição são:
- TPB
- Embaixada da República Federativa do Brasil (FRB)
- Associação "Comunidade Polaca" (Wspólnota Polska)
A preparação da exposição foi viabilizado através de financiamento da Embaixada da República Federativa do Brasil e pela Missão do Senado para os polacos no exterior. Colaboraram com a exposição Archiwum Akt Nowych, Narodowe Archiwum Cyfrowe, Narodowy Instytutut Fryderyka Chopina i Muzeum Fryderyka Chopina w Warszawie, Muzeum Plakatu w Wilanowie, Muzeum Sztuki ms2 w Łodzi, Muzeum Historii Polskiego Ruchu Ludowego, L Liceum Ogólnokształcące im. Ruy Barbosy w Warszawie, Kancelarie Sejmu i Senatu RP, Kancelaria Prezydenta RP, Centrum Informacyjne Rządu RP, Ministerstwo Spraw Zagranicznych (MSZ) RP, Ministerstwo Gospodarki RP, gabinete do Presidente da República Federativa do Brasil, Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Ministério da Defesa do Brasil, da Embaixada do Brasil em Varsóvia, UW CESLA, Embaixada da Polônia em Brasília (Brasil), Consulado Geral do Brasil, Sociedade Beneficente Polônia do Rio de Janeiro, Associação de Combatentes Polacos do Rio de Janeiro. 
Além das pessoas como Maria Foltyn, Maciej Skarzynski, Padre Dr. Zdzislaw Malczewski - Tchr de Curitiba (editor-chefe da Revista Polonicus - Reflexão Brasil - Polônia).