sexta-feira, 17 de abril de 2009

A honra do general Fieldorf


A manchete principal do jornal Gazeta Wyborcza, desta sexta-feira, dia 17 de abril de 2009: "Nil, como um filme salva a honra do general Fieldorf"

UEFA gostou do que viu na Polônia

Grzegorz Lato - Foto: Piotr Nowak

Comitiva da UEFA chegou a Varsóvia para mais uma visita rotineira de verificação do andamento das obras e preparativos polacos para a Euro2012. O presidente da Federação Polaca de Futebol, Grzegorz Lato, que recepcionou o presidente da UEFA o francês Michel Platini foi entrevistado pelo jornal Rzeczpospolita e conta como foi a conversa.
Rz: A UEFA já está satisfeita com a Polônia como sede da Euro?
Grzegorz Lato: De fato, apesar de não terem dito, creem que estaremos prontos a tempo. Mas ainda há muita coisa para resolver e a UEFA nos alertou. Chegaram bastante bem orientados e munidos de muitos documentos.
Rz: Viram o que e o que perguntaram?
Lato: Perguntaram se a autoestrada ligando Varsóvia a Berlin vai estar completamente pronta em 2012. O Ministro Mirosław Drzewiecki respondeu que sim. Falta apenas um pequeno trecho entre Varsóvia e Nowa Tomyśl para a fronteira com a Alemanha. Na segunda pergunta não pudemos dar certeza, pois o trecho de autoestrada entre Cracóvia e Przemyśl, infelizmente segue em ritmo lento.
Rz: Quanl é atualmente o maior problema?
Lato: Contratos com os hotéis. A agência de viagens alemã TUI foi a vencedora da concorrência para prestar serviços às seleções e aos torcedores. Eles precisam ainda assinar muitos contratos com hotéis. O problema é que as condições oferecidas por alguns hotéis nas maiores cidades não permite a acomodação de tanta gente. 
Rz: O que ainda preocupa a UEFA?
Lato: Os sistemas de transporte público entre aeroportos, estádios e centros da cidades sedes. As melhores condições são de Varsóvia e Cracóvia, mas não pude dizer onde está pior.
Rz: O que mais lhes agradou?
Lato: Jantar nos restaurantes Dom Polski no bairro Saska Kępa e o Estádio Nacional. Falando a verdade, eles ficaram encantados com a localização, nas margens do rio Vistula e muito próximo ao centro da cidade.
Rz: Adiantaram quantas cidades polacas serão sedes?
Lato: Creio que isto nem mesmo a UEFA sabe ainda, esta visita lhes vai ajudar na decisão. O presidente da comitiva Hryhoryj Surkis diplomaticamente disse que são quatro cidades em cada país, mas todas as nossas seis cidades têm muitas chances de serem eleitas. Chorzów e Poznań estão com maiores dificuldades.