segunda-feira, 17 de maio de 2010

Lech Poznań, campeão da Polônia


Poznań amanheceu o fim de semana vestida de branco e azul. O Lech, equipe da cidade, sagrou-se campeão da primeira divisão do campeonato polaco de futebol. Ironicamente o heroi do título foi o defensor do arquirrival Wisła Kraków, Mariusz Jop que na última terça-feira tinha feito um gol contra. A "pixotada" do cracoviano abriu caminho para um título há muito esperado.
Neste sábado, depois de bater em casa o Lubin por 2-0, na 30.ª e última jornada do campeonato, o Lech pode comemorar seu título. O Wisła Kraków que precisava vencer e torcer pela derrota do Lech para chegar ao título, não fez melhor do que um empate 1-1 com o Odra Wodzislaw.
Depois de um "jejum" de 17 anos, o Lech voltou a conquistar o título polaco, o sexto da sua história, depois de 1983, 1984, 1990, 1992 e 1993.
"O Mestre está de volta. É ótimo". A enorme bandeira, com este lema, foi pendurada nas arquibancadas, quando o jogo ainda estava em andamento. "Que será, será, já somos o próximo campeão", cantava o público que não desdenhou a contribuição de Mariusz Jop para o título do campeonato polaco. E de forma rítmica cantavam, "Jop! Jop! Jop!" e mostravam um poster com a foto do jogador do Wisła Kraków com as palavras, "Santo Subito".
A loucura começou no estádio após o apito final. Manuel Arboleda amalucado tinha preparado uma camiseta comemorativa para esta noite especial. Ele tinha escrito nela: "Jesus e Lech Poznań" e o nome do clube dentro de um coração azul. O colombiano deu a volta olímpica com uma bandeira do seu país. Semir Stilić deitou sobre a bandeira da Bósnia e Herzegovina. Poucos minutos depois, com a bandeira da Bielorrússia, Sergei teve a companhia de Kriwiec.
O mundo parecia que viria abaixo quando o capitão da equipe Bartosz Bosacki recebeu o troféu do campeonato das mãos de Andrzej Ruski, presidente da empresa Premier League. "Neste momento, esperamos 17 anos, mas valeu a pena tanta esperava", gritou o locutor do estádio e em seguida os alto-falantes em altíssimo volume soavam: "We are the Champions!" Começou então um verdadeiro carnaval em direção a praça central da cidade. Eram fãs a pé, em carros e acompanhados de muita buzina, fogos e latas de cerveja (milhares de latas de cerveja).
Ao tricampeão Wisła Kraków restou o consolo do vice-campeonato. Não fosse por aquele gol contra de Jop, a equipe cracoviana poderia estar comemorando um feito inédito na história do futebol polaco... um tetracampeonato. Não foi dessa vez e quem sabe quando será... não é Jop?

Szymanowski e Chopin em Curitiba

A Capela Santa Maria abre suas portas, nesta segunda-feira, para um concerto em comemoração ao Dia Nacional da República da Polônia (0 3 de maio), com a presença do Embaixador Jacek Junosza Kisielewski, a partir das 20:00 horas.
Além do concerto da pianista polaca Anna Kijanowska, o embaixador deverá condecorar pessoas da comunidade dos três Estados do Brasil, área de abrangência do Consulado Geral da Polônia em Curitiba.
No concerto, músicas de dois dos maiores compositores polacos de todos os tempos: Fryderyk F. Chopin e Karol Szymanowski.
No programa do concerto serem intrepretadas por Kijanowska várias Mazurkas (música e ritmo tradicional polaco):

Fryderyc F. Chopin – Mazurka op. 17 nº 4
Karol Szymanowski – Mazurka op. 50 nº 2
Fryderyc F. Chopin – Mazurka op. 24 nº 1
Karol Szymanowski – Mazurka op. 50 nº 15
Fryderyc F. Chopin – Mazurka op. 50 nº 3
Karol Szymanowski – Mazurka op. 50 nº 3
Fryderyc F. Chopin – Mazurka op. 50 nº 1
Karol Szymanowski – Mazurka op. 50 nº 16
Fryderyc F. Chopin – Polonaise-Fantasy op. 61
Ballade Fá Maior op. 38 nº 2
Estudo Dó Menor op.10 nº 12 (“Revolucionário”).

Anna Kijanowska
A pianista é bastante conhecida do público da Polônia, Estados Unidos e Ásia. Sua gravação de Mazurkas de Szymanowski (DUX417) foi muito bem aceita pelos críticos, inclusive pelo The New York Times e The Music Magazine BBC de Londres. Recentemente o disco foi descrito pela Fanfare Magazine (EUA), como a “melhor interpretação” dessas composições no mundo.
Anna Kijanowska iniciou sua educação musical aos sete anos de idade em Bielsko-Biała e aos oito anos deu seu primeiro recital. Entre os anos 1992-1997 realizou estudos superiores em música (interpretação pianística e pedagogia) na Academia de Música de Katowice, e depois em Wrocław, com os excelentes professores Józef Stompel, Paweł Skrzypek e Włodzimierz Obidowicz. Continuou seus estudos de pós-graduação no exterior, com o famoso pianista, Byron Janis (aluno de Horowitz), e em 1999 recebeu o titulo de Doutor pela Manhattan School of Music de Nova Iorque.
A pianista recebeu vários prêmios em concursos internacionais, como, MTNA Collegiate Artist Competition, EUA (1º prêmio), ITNA Artist Competition, EUA (1º prêmio), Troféu no 6th International Competition, Itália (2º prêmio), Frinna Awerbuch International Competition, Nova Iorque (prêmio especial). Apresentou-se no Carnegie Hall, Consulado Geral da Polônia e Fundação “Kosciuszko” em Nova Iorque; no Kennedy Center e National Gallery em Washington, além do Japão, Índia, China, Tailândia, Grã Bretanha, Alemanha, África do Sul, Indonésia e Ucrânia.
Anna Kijanowska participou de gravações de rádio e TV, para a TVP-Telewizja Polska, para a WNYC-FM de Nova Iorque, para a TV Chernigov da Ucrânia e para TV Jakarta da Indonésia.
Anna Kijanowska é bolsista da Fundação “Kosciuszko”, da Fundação “Batory”, da Fundação “Madeleine Forte” de Bielsko-Biała e da Manhattan School of Music de Nova Iorque.
Atualmente, Anna Kijanowska é professora de piano na Universidade de Nevada, em Las Vegas, e no William and Mary College, em Virginia, EUA.
Para maiores informações sobre a pianista acesse: www.annakijanowska.com