sábado, 23 de maio de 2009

Querem derrubar a escola de mestres

Foto: MPW

Os cineastas se desentendem com as autoridades municipais de Varsóvia. A razão da discórdia é o projeto para uma nova utilização do terreno, onde atualmente funciona o Laboratório de Filmes Documentais e de Ficção.
Os planos da prefeitura varsoviana envolve a construção de nova avenida, que vai demolir 20 edifícios, incluindo a "Escola de Mestres da Direção Andrzej Wajda"
"É hora de comemorar, não de lutar pela sobrevivência, porque este ano Varsóvia celebra os 60 anos da existência do Estúdio de Filme Documentário de de Ficção. Os nomes do povo deste lugar fala por si. Jerzy Hoffman, Krzysztof Kieślowski, Jerzy Bosak, Maria Kwiatkowska, Jan Łomnicki", protestou Wodzimierz Niderhaus, diretor de produção. A cidade rotulou o cenário como o aniversário do horror. 
Para Agnieszka Odorowicz, diretora do Instituto de Cinema Polaco, "o projeto da prefeitura a ser desenvolvido incluiu a demolição de mais de 20 edifícios utilizados atualmente pela Escola de Mestres da Direção Andrzej Wajda, como as novas salas de fotografia, arquivo sonoro, montagem, e sets de filmagem. E isto é inaceitável!".
Os cineastas e os amantes da sétima-arte, reunidos em congresso no Palácio da Cultura, não concordam que se destrua um dos ícones de uma das escolas mais importantes do cinema mundial. E estão certos.