quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Doda no Reveillon de Wrocław

A revista semanal Angora saiu esta semana com Doda na capa. Na reportagem diz que ela recebeu 80 mil złotych para cantar uma música. Esta: Nie daj się.

Impossível acertar a temperatura

Foto: Ulisses Iarochinski

O saudoso prof. Iwamato da UFPR, de Curitiba, parece que tem seguidores aqui na Polônia. Mesmo contando com poderosos satélites e computadores, os técnicos em prognósticos do tempo, invariavelmente acertam muito, mas também erram feio.... No sábado a previsão deles era de que a temperatura nesta quarta-feira deveria estar em quase 30 negativos. Na manhã de hoje, a TVP, mostrou no mapa metereológico que em Zielona Góra, no extremo Oeste do país faria 28 negativos. Fez na verdade 6 negativos... Em compensação ,em Varsóvia, onde estive hoje, em busca de certidão de nascimento, estava muito frio, nevando muito, temperatura de 6 negativos, mas a sensação era terrível. Andando naquelas extensas e largas avenidas (Lúcio Costa para projetar o eixão de Brasília deve ter se inspirado na Aleia Jerozolime de Varsóvia e outras) o queixo congelou.
Os especialistas da "pogoda" na Polônia, agora à noite, já reviam suas previsões e diziam que vai esquentar no fim de semana....a temperatura vai variar entre 8 negativos a 3 negativos, mas que vai continuar a nevar. Semana que vem volta a esfriar...aí sim... é perigoso chegar a 30 negativos. Enquanto isto, polacos e estrangeiros dos trópicos (está aumentando) estão com o nariz escorrendo e o peito chiando. Em Cracóvia disseram que ficaria nos 16 negativos, fez 23 negativos.