segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Brasileira suspeita de matar o filho na Polônia

Foto: Łukasz Solski
Uma brasileira de 35 anos de idade é suspeita de assassinar o próprio filho de dois anos de idade. A criança teve várias feridas no peito. Foram oito facadas desferidas.

Mãe e filho foram levados ao hospital, após o incêndio que consumiu parte da casa de ambos, na vila de Śliwnica, município de Krasiczyn, nos arredores da cidade de Przemyśl, região Podkarpacka, no Sudeste da Polônia.



A brasileira Andrea Cristina P. vivia com o marido e o filho numa vila pequena de beira de estrada, há 13 km da cidade de Przemyśl, que fica bem próximo da fronteira com a Ucrânia.

O fogo teria sido provocado pela mulher.
De acordo com a porta-voz do Ministério Público da cidade de Przemyśl, Marta Pętkowska, os ferimentos na criança demonstram que foram causados (com alta probabilidade) pela própria mãe do menino.

A brasileira, Andrea Cristina P. (a imprensa polaca não divulga o sobrenome de suspeitos) segundo vizinhos, vive há alguns anos na Polônia. A casa onde estava é de propriedade dos pais do marido.



Andrea Cristina se encontra no hospital. Sua condição foi descrita como bastante grave, mas estável. A mulher tem cortes e outros ferimentos, que teriam sido causados por ela mesma, numa tentativa de cometer suicídio.

A promotora do MP, Pętkowska acrescentou que a brasileira foi formalmente detida. A promotora aguardava, no domingo, consentimento dos médicos para ouvir a suspeita. Interrogatório que foi feito na tarde de segunda-feira. Outras testemunhas estão sendo interrogadas. A autópsia do corpo do menino estava prevista para ontem, segunda-feira.

Foto: Laskar Media
O incêndio na residência ocorreu na noite de sábado (17/Fev) ao redor das 18h40.
Como o porta-voz do Serviço do Corpo de Bombeiros Estatal da região Podkarpacka informou na segunda-feira, Brigadeiro Marcin Betleja, um bombeiro que morava no bairro foi o primeiro a atender o sinistro.

"Em dado momento, a luz se apagou na casa. O homem que colocava os azulejos no piso térreo da casa foi verificar o que estava acontecendo. Ele notou que fumaça estava vindo dos quartos na parte superior da casa. Lá estava a dona da casa e uma criança de dois anos de idade. A porta superior estava trancada. Então, o homem a forçou, derrubou e entrou", contou a promotora Marta Pętkowska.

 Os quartos já estavam muito esfumaçados, mas o homem conseguiu levar a criança para fora.

"Ele imediatamente entrou no prédio e tirou um menino inconsciente de dois anos de idade. Até a chegada da ambulância, o homem tentou a ressuscitação da criança. Os bombeiros chegaram no lugar e tiraram a mãe inconsciente para fora da casa",  disse Betleja.

Durante a ressuscitação da criança, o sangue apareceu na boca e nos cortes de feridas à faca no peito. Havia também cortes e feridas também no corpo da mãe, na caixa toráxica, no pescoço e nas mãos.

A promotora Pętkowska acrescentou que durante o incêndio o pai não estava em casa, pois estaria participando de exercícios das Forças de Defesa Territorial, onde é soldado.

O bombeiro, que foi o primeiro a realizar a operação de resgate, também chegou ao hospital com uma ferida na perna.

Bethleja informou que o fogo que atingiu um quarto no primeiro andar da casa foi rapidamente extinto. 25 bombeiros participaram da operação.  Acorreram ao sinistro, bombeiros das localidades de Krasiczyn, Przemyśl e Bircza. As causas do fogo estão sendo esclarecidas.

Os vizinhos estão em estado de choque.
Poucas horas antes, eles viram a mãe andando com seu filho. "Ele era um menino tão lindo e feliz", contam.

Os vizinhos não sabem dizer o que aconteceu. Eles conhecem pouco a mulher. O idioma é a barreira. Dizem que a brasileira conhece apenas uma dúzia de frases em polaco. "Ela conversa em inglês com o marido. Eles se conheceram no trabalho. Quando o filho Wiktor veio ao mundo, eles se estabeleceram em nossa vila e se casaram", dizem os habitantes.

Segundo os vizinhos, eles pareciam uma família normal e feliz. Quando a tragédia ocorreu, o marido da mulher deveria estar em exercícios das Forças de Defesa Territorial. Ele chegou enquanto acontecia a operação de resgate dos bombeiros. "Salvem meu filho!", gritou o pai desesperadamente para os médicos.

Numa coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, a promotora Beata Starzecka-Skrzypiec, disse, em Przemyśl, que as investigações apontam que Andrea Cristina desferiu "oito facadas no menino".

"A versão mais provável é que esses impactos foram dados de uma posição sentada", disse Beata Starzecka - Skrzypiec, promotora adjunta em Przemyśl. "Provavelmente, a mãe segurou a criança no colo para dar as facadas".


Coletiva de imprensa no Ministério Público - Foto: Norbet Ziętal
Ainda na tarde de segunda-feira, o Ministério Público de Przemyśl, ouviu a brasileira Andrea Cristina P. e logo em seguida solicitou ao Tribunal Regional, a detenção da mulher, por 3 meses, que será cumprida imediatamente. O porta-voz do MP informou que durante o interrogatório, a suspeita não respondeu à acusação de homicídio. "Ela não confessou nem negou o crime".

O pai do menino morto também foi ouvido pela promotora. Segundo ele, mal-entendidos na família, vinham ocorrendo desde janeiro deste ano. "Eram mal-entendidos relacionados aos cuidados na criação do filho, como a alimentação e educação", disse a promotora Beata Starzecka-Skrzypiec, procuradora adjunta do distrito em Przemyśl.

O Ministério Público determinou que as demais instituições fossem notificadas, para continuar as investigações sobre as irregularidades apontadas pelo pai na criação do filho cometidas por Andrea Cristina P. O homicídio, nestes casos,  é punido, na Polônia, com prisão perpétua.

Ainda, de acordo com a porta-voz do Ministério Público do distrito em Przemyśl, Marta Pękowska, a mãe fez extensas explicações, cujo conteúdo, devido ao bem da investigação, não pode ser divulgado.


Fontes: Onet Rzeszów, TV24, Mowiny24, Polskie Radio Rzeszów, Echodnia e PAP
Tradução e redação: Ulisses Iarochinski (jornalista profissional MT-PR 1129)