quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Volta a nevar na Polônia

Foto: Ulisses Iarochinski
E voltou a nevar na Polônia, pouco é verdade, mas o suficiente para cobrir com um manto branco as árvores e folhas do chão. Agora de manhã era esta a visão da janela do meu quarto. A temperatura que andava pelos 8 graus positivos nos últimos dias baixou a 2 negativos nesta madrugada. Foi o suficiente. Quando chega a zero graus de temperatura, a garoa, que com 5 positivos apenas molhava, agora se congela e cai branquinha sobre tudo. A previsão indica que a neve veio para encerrar o mês de janeiro. Mas já não faz prognósticos como no passado, que sempre indicava fevereiro como o mês frio do inverno. É esperar pra ver.

Katyń para o mundo

Katyń para o Oscar, com esta manchete, um dos dois maiores jornais da Polônia, o Gazeta Wyborcza saudou na primeira página de hoje, a nominação do filme de Andrzej Wajda (andjei vaida) à 80° edição do prêmio da Academia de Cinema de Hollywood, na categoria de melhor filme de língua não inglesa. No sub título escreveu: Devido a nominação ao Oscar, o filme de Andrzej Wajda, que já foi visto por mais de 3 milhões de polacos, tem agora chance de ser conhecido em todo o mundo.

Cartaz nazista contra comunismo

Cartaz alemão distribuido durante a ocupação nazista na II Guerra Mundial na Polônia. Utilizando-se da língua polaca, os nazistas buscavam colocar os polacos contra os russos soviéticos. "Deveras de novo na Sibéria? Teu pai morreu em trabalhos forçados siberianos. Teu irmão assassinado em Katyń. Reflita sobre si e sua família".