domingo, 30 de março de 2008

Galaretka: geléia polaca

Galaretka (Geléia de Mocotó)

Ingredientes:
- 1 pé de boi bem grande (em rodelas grossas)
- 750 gr. de carne (muito músculo)
- 4 folhas de louro
- 1 colher de sopa de alho amassado
- 3 colheres de chá de molho de pimenta suave
- 1 pacotinho de pimenta da jamaica
- 1 colher de sopa de sal
- 150 gr. de legumes à gosto (cenoura, ervilhas...)
- 1 maço de cheiro verde
- 10 ovos cozidos.

Preparo:
Lave bem o pé de boi e leve para cozinhar (com bastante água) em panela de pressão por aproximadamente 2 horas. Numa outra panela cozinhe a carne musculosa com água e um pouquinho de sal... até que fique bem molinha. Retire o pé de boi com escumadeira e corte bem miúdo, retirando todas as gorduras. Deixe descansar. Retire a carne com escumadeira e desfie. Coloque as águas (do cozimento do pé de boi e da carne) numa panela grande e cozinhe os legumes em pedaços. Coloque a carne e o pé de boi nesta mesma panela dos legumes e adicione os temperos (louro, alho, molho de pimenta, pimenta da jamaica e sal. Deixe ferver por 20 minutos.

Montagem:
Forre vasilhames (tipo refratários em forma de anel) com rodelas de ovos cozidos e cheiro verde picado. Derrame o cozido vagarosamente. Deixe esfriar e leve para gelar. Depois de bem firme, raspe delicadamente a goprdura que se formou em cima e jogue fora. Então desenforme virando sobre um prato de maneira que os ovos cozidos fiquem por cima. Sirva com limão e pão de centeio.

UE sem controle de passaporte

Foto: PAP
O chamado espaço Schengen foi ampliado hoje, a partir da meia-noite, com os nove países que entraram na União Européia em 2004. Isto significa que já não existem controles de fronteiras nos aeroportos entre os países que compõem a União Européia. Assim Polônia, Estônia, Letônia, Lituânia, Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia e não têm mais fronteiras com 24 países europeus. Continuam fora do espaço Schengen Irlanda, Reino Unido (que não aderiram aos Tratado) e Chipre, Bulgaria e Romênia (que ainda não estão prontas para acabar com os controles de fronteiras). Apesar disso, países como Noruega e Islandia que não são membros da União Européia aderiram ao tratado da Europa sem fronteiras. Está previsto também que a Suíça que não faz parte da UE se incorpore ao espaço Schengen ainda este ano. Com a eliminação dos controles nos aeropuertos, espera-se que as filas nos terminais se reduzam e inclusive passageiros extra-comunitários, como por exemplo, os brasileiros, possam se deslocar dentro do espaço Schengen com apenas um controle de passaporte, este será carimbado apenas no aeroporto de chegada desde o Brasil. Nas demais conexões dentro da Europa não haverá mais carimbos nem se precisará enfrentar filas para mostrar o passaporte. Por exemplo, um curitibano embarca em Curitiba com destino a Cracóvia. Faz conexões em São Paulo (apresenta o passaporte a Polícia Federal no embarque internacional) e em Frankfurt na Alemanha (o passaporte é carimbado) e desce em Cracóvia (sem controle e sem carimbo). De Cracóvia descide viajar até a Espanha (não haverá controle nem carimbo no passaporte). Mas se de Cracóvia descide viajar até Tel Aviv (Israel) aí sim terá que passar pelo controle e receber o carimbo no passaporte.
A área Schengen, denominada assim em homenagem a cidade de Luxemburgo onde o tratado de eliminação de fronteiras foi assinado, compõe-se de quase 405 milhões de pessoas e 3,6 milhões de quilômetros quadrados.