sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

"Meu Paraná" na Polônia

Nas duas últimas semanas de 2008, esteve na Polônia, uma excursão organizada por André Hamerski, de Nova Prata -RS, com paranaenses, catarinenses e gaúchos descendentes de polacos para ver de perto como ainda é comemorado o natal na Polônia.
Acompanhando o grupo, a também descendente de polacos, repórter Adriana Milczevsky-Rendak, da Rede Paranaense de Televisão, coligada da Rede Globo, no Paraná.
O grupo antes de seguir para a fria Zakopane, passou por Cracóvia algumas horas. Adriana aproveitou então para fazer uma entrevista comigo. O resultado da entrevista e da excursão dos brasileiros pela Polônia está no programa especial "Meu Paraná", que vai ao ar, neste sábado, às 11:40 da manhã. 
Mas hoje, no telejornal "Bom dia Paraná", transmitido para as repetidoras da TV Globo no Estado, foi apresentada uma "reportagem-chamada". E nela já tem minha participação. Acompanhe no video:

Niewolnica Izaura na Tv Silésia

Atendendo sugestão de um dos leitores do Blog em Portugal, Sérgio Luiz, corrigimos a informação de que estaria sendo apresentado em televisões da Polônia apenas a novela da Band,  "Dance, dance,dance", pela TVPuls.
A histórica "Escrava Isaura" de 1976, apresentada na Polônia pela primeira vez em 1984 e muitas vezes repetida, está mais uma vez sendo apresentada aqui, só que desta vez na televisão regional TV Silésia, (http://www.tvs.pl/) e com uma novidade para os padrões polacos. Ao invés do locutor único (Lektor) para todos os personagens, esta versão de "Niewolnica Izaura" é dublada por várias vozes em idioma śląski, ou silesiano (uma vertente do idioma polaco). Aqui um trecho da novela com Lúcelia Santos e o falecido Ruben de Falco.
É comum, em encontros com polacos, ao me apresentar como brasileiro, a pessoa imediatamente dzer: niewolnica Izaura. O sucesso da novela foi tanto durante o período comunista, apesar das críticas desfavoráveis dos jornais, que diziam ser um "produto classe B", em poucas semanas de exibição Isaura atingiu 84% de audiência, um recorde nunca superado. Naqueles meses de exibição (a versão exportada tinha apenas 40 capítulos dos 100 originais) 38 pessoas ganharam o nome Izaura e nenhum Leôncio, ou Leonciusz. O sucesso foi tanto, que em 1985, a atriz Lucélia Santos, obteve permissão do governo comunista e foi ovacionada como grande estrela internacional nas cidades de Varsóvia, Łódź, Skierniewice, Katowice, Sosnowiec e Cracpovia.  

Prefeitos: emigrantes voltem para a Polônia.

Missões de cidades buscam atrair as polacas emigradas na Inglaterra.

Uma missão da cidade de Szczecin viaja, nesta sexta-feira, para a Grã-Bretanha com o objetivo de conquistar emigrantes polacos que vivem lá. O prefeito Piotr Krzystek quer aproveitar o fim-de-semana para conversar com polacos que se encontram trabalhando na terra da rainha Elizabeth II. O prefeito quer atrair estes trabalhadores para sua cidade.  Segundo o prefeito "está mais do que na hora dos polacos voltarem para casa" e está oferecendo emprego em algumas empresas como a TietoEnator, que está precisando de 300 pessoas e o banco UniCredit que vai contratar 450 pessoas. Além disso, a própria prefeitura desburocratizou a abertura de novas firmas. Assim é possível registrar a própria empresa em poucas horas e com uma série de incentivos da prefeitura, desde que seja polaco e emigrante.
Calcula-se que desde 2004, quando a Polônia entrou na União Européia, mais de 2,5 milhões de polacos, em sua maioria jovens formados com o diploma de mestres na mão, emigraram para as Ilhas Britânicas. Mas o que era bom começou a ficar ruim. A libra esterlina que valia mais de 6 zł. agora está pouco mais de 4 zł. O trabalho que era bastante e atraente,  já não existe mais. A crise mundial desencadeada pelos inconsequentes agentes imobiliários Norte-americanos está afetando a economia da Casa de Windsor.
A Polônia, ao contrário, com investimentos privados em ascensão e muito crédito da União Europeia para financiar a infraestrutura do país está precisando de mão-de-obra.  A grande questão dos emigrandos é para onde voltar na Polônia, pois algumas regiões estão recebendo mais crédito e investimentos que outras. Por exemplo: Varsóvia, Cracóvia, Poznań e principalmente Wrocław estão concentrando a abertura de fábricas, empresas de "out-sourcing" e grandes "shopping centers".  A região Leste, por sua vez, com Lublin, Białystok, Suwalki, Rzeszów e Przemisł continuam batendo a porta de todo mundo pedindo investimento e infraestrutura. 
Em função disso, até o fim de 2009, uma vez por mês, missões de 12 cidades polacas, estarão na Inglaterra, Irlanda e Escócia oferecendo empregos, aluguéis mais baixos, facilidades de compras em imóveis e outros benefícios. São elas: Szczecin, Poznań, Katowice, Bydgoszcz, Varsóvia, Lublin, Gdańsk, Białystok, Łódź, Cracóvia, Rzeszów e Wrocław.
É preciso que fique bem claro, a oferta de trabalho é para os polacos que emigraram e não para estrangeiros que desejam imigrar para a Polônia. 
Tanto isso é verdade, que a Dell, segunda maior fabricante mundial de computadores, anunciou nesta sexta-feira, está transferindo a base de sua produção européia da Irlanda para a Polônia e cortando entre 1,9 mil e 3 mil postos de trabalho na unidade de Limerick.
Mas ela só está vindo para a cidade de Łódź, por causa dos custos mais baixos de mão-de-obra na Polônia. Muitos destes que estão perdendo o emprego na Dell irlandesa são polacos, que entretanto, dizem não voltarão para Polônia, pois os salários ainda são muito baixos, comparados com o que estavam ganhando na Irlanda. Economistas irlandeses projetam que o desemprego supere os 10% até o final deste ano, o maior índice em mais de uma década, na Irlanda.

Conflito do gás ainda sem acordo

A manchete principal do jornal Gazeta Wyborcza desta sexta-feira, dia 9 de janeiro de 2009 é:
Gás não, porque não! (A palavra Niet está grafada em alfabeto latino mas é russa).