quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Sonhos de uma Polônia completa


Desde as últimas eleições parlamentares na Polônia houve muitas mudanças no país. E provavelmente haverá ainda mais delas - só que para a próxima mudança a Polônia ficará sem espaço entre os rios Odra e Bug ... Então, o que fazer? Elementar, meu caro Watson!

Em nossa opinião, chegou a hora de ampliar o tamanho da magnífica Polônia para as dimensões que acomodarão todas as ideias de amor de nós todos!

Admitimos: a implementação da proposta para mudar as fronteiras da Polônia significa o fim da existência de uma dúzia de Estados independentes, bem como uma importante redução de alguns outros.

Mas não queremos causar conflitos internacionais. Todas as áreas sobre as quais descrevemos a seguir, estão, conforme, os acordos bilaterais e o direito internacional e assim devem - em nossa opinião - pertencer à Polônia por um longo tempo, legalmente. Então ninguém deveria protestar, certo? É hora da história e da justiça serem finalmente feitas.

Evidência de que tudo isso era e deve voltar a ser nosso:

LITUÂNIA
É fácil. A união em Krew, em 1385, sem qualquer dúvida, afirma que todo o Grão-Ducado da Lituânia estará permanentemente ligado (Latin Applicare) à Polónia. Nós aderimos a esta versão até hoje.

LETÔNIA
Costumava ser a Curlândia. E o Pacto de Vilnius, de 1561, diz que metade da Curlândia (incluindo Riga) se juntou a Polônia diretamente, e do resto da Letônia de hoje favoreceu a Rzeczpospolita - que de fato é mesmo.

ESTÔNIA
A nossa gente a visitou antes, mais exatamente, em 1600, quando o Rei Zygmunt III Waza oficialmente, formal e legalmente incorporou (leia-se: uniu) a Estônia à Polônia.

KALININGRADO
A cidade (ainda sob o nome Królewiec) e seus arredores uniram-se às terras polacas, em 1525, como parte do famoso príncipado de Hołd. Em nossa opinião, esse ato não perdeu sua relevância até hoje.

BIELORRÚSSIA
É um pouco complicado, mas vamos tentar explicar. Bem, contra o nome que ostenta mos dias de hoje, a Bielorrússia desde o início foi o componente mais importante ... do Grão-Ducado da Lituânia. Assim, o que diz respeito à Lituânia (ver: União em Krev) também se aplica à Bielorrússia.

UCRÂNIA-RUTÊNIA
Quase todos os líderes rutenos, desde o rei Bolesław - o Bravo até Józef Piłsudski fizeram parte do  exército da Polônia. Mas para confirmar isso de uma vez por todas, aquelas terras foram juntadas pelo Sejm - Congresso Nacional Polaco e mais tarde confirmadas pela União de Lublin, em 1569.

MOLDÁVIA
Em 1387, o chefe local prestou homenagem ao rei polaco Władysław Jagiello. Além disso, os moldávios repetiram seu gesto de submissão à Polônia muitas vezes - e ainda nos lembramos disso.

RÚSSIA
Em 1610, os russos ofereceram a coroa do czar ao nosso rei Władysław Waza, e nós a aceitamos. Evidentemente, a situação ficou complicada, mas não vamos entrar em detalhes. Eles queriam ser russos com cara de Polak? Eles finalmente serão!

REPÚBLICA TCHECA
O rei Bolesław Chrobry juntou a República Tcheca a Polônia já em 1003. Após uma pequena secessão, em 1421, os tchecos voltaram a oferecer-nos a sua coroa (desta vez para  nosso rei Władysław Jagiello e finalmente admitindo quem realmente tem o direito de se sentar em Hradczany.

ESLOVÁQUIA
Foi unida com a Polônia por Bolesław Chrobry, já em 1001. Que não haja dúvidas, embora a paz contida em Poznań, em 1005, tenha temporariamente tirado muitas terras da Polônia, foi a Eslováquia que nos deixou para sempre.

HUNGRIA
A quem os húngaros deram a coroa em 1440? Quem? Isto é, ao rei polaco Władysław III! Nosso rei (futuro Varne), é claro, levou esta coroa, selando para sempre os direitos polacos àquelas terras. Não havia de ser nossos sobrinhos? A irmã do grande rei polaco Casimiro Piast foi rainha Ełżbieta da Hungria e nos deu a rainha e santa Jadwiga (Edvirges).

CROÁCIA
No início do século XII, a bela Croácia encontrou-se nas mãos da Hungria - assim, tornou-se parte da Polônia junto com a Hungria em 1440. Essa promoção "2 em 1" já era assim desde então.

TRANSILVÂNIA
Adquirimos os direitos à Transilvânia (outrora húngara, agora parte da Romênia) em 1440, num pacote junto com a Hungria e a Croácia. Mas que ninguém vá brigar, nossa autoridade foi finalmente confirmada pelo príncipe da Transilvânia, Stefan Batory, que foi a partir de 1576, o rei da Polônia.

VIENA
O Marechal e futuro rei da Polônia, Jan III Sobieski foi tão bom que, depois de derrotar os turcos na Áustria e expulsado os otomanos muçulmanos da Europa Católica Romana, em 1683, deu ordens ao seus hussardos e voltou para casa educadamente. Nós não somos tão legais. Nós ganhamos a batalha de Viena - Viena é nossa! E mais salvamos a Europa. O mínimo que os Habsburgos deviam fazer era nos presenteas com Viena.

SUÉCIA
Vamos ver a ordem dos acontecimentos. 1587: Zygmunt Waza, um príncipe sueco, torna-se o rei da Polônia. 1592: Sigismundo III Vasa, rei da Polônia, torna-se rei da Suécia. Então nós fomos os primeiros - então tudo o que aconteceu depois é nosso.

FINLÂNDIA
Como já estabelecemos os direitos polacos para a Suécia, a questão da polidez de cem por cento da Finlândia - entre os séculos XIV e XIX pertencentes à nossa Suécia - é apenas uma formalidade!

POMERÂNIA DO OESTE
Em 1121, o rei polaco Bolesław Krzywousty restituiu a Pomerânia inteira (quase depois de Rostock) aos territórios polacos. E nós temos recibos por eles assinados Warcisław I, o duque da Pomerânia.

ALEMANHA
Terras a leste de Dresden, o rei polaco Bolesław Chrobry libertou-as da ocupação alemã já em 1002. Sua integração a Polônia finalmente e para sempre confirmou a paz em Budziszyn em 1018. Alguma pergunta?

BERLIN
Não temos isso por escrito, mas as fotos tiradas em maio de 1945 não deixam dúvidas: a bandeira polaca é hasteada sobre o Portão de Brandenburgo, em Berlim! Conclusões óbvias surgem por conta própria.

GÂMBIA
Dzielna (e, lembre-se, Polônia) em 1651, Kurland comprou suas colônias - sucatas de terra - ao largo da costa da África Ocidental. Hoje neste lugar está a capital da Gâmbia. Você precisa de mais evidências de que Gâmbia é nossa?

MADAGASCAR
Em 1776, nosso homem, o nobre Maurycy Beniowski, foi proclamado por nativos o rei de Madagascar. O que é a "vontade da nação"  senão,  sagrada - e isto valeu tanto no século XVIII como vale agora, no século 21, para a Polônia.

FONTE: O artigo apareceu na revista CKM - nº 3 de março de 2016