sábado, 19 de março de 2011

Majchrowski foi condecorado por Komorowski

Jacek Majchrowski / Foto: Michael Lepecki
O prefeito de Cracóvia Jacek Majchrowski foi agraciado com a Cruz de Comandante com Estrela da Ordem da Restauração da Polônia pelos serviços extraordinários prestados ao governo da Polônia. A comenda foi entregue diretamente pelo Presidente da República, Bronisław Komorowski.
A cerimônia foi realizada durante uma reunião com representantes da União Metropolitana Polaca.
Jacek Maria Majchrowski nasceu em 13 de janeiro de 1947, na cidade de Sosnowiec. Advogado, professor de Direito, historiador das doutrinas políticas e jurídicas da Universidade Iaguielônica, é membro do Tribunal de Estado. Profundo conhecedor da Segunda República Polaca (1918-1945), tendo documentando a história do período, especialmente as atividades da direita polaca.
Prefeito de Cracóvia pela terceira vez, Majchrowski recebeu o título de doutor, em em 1974, em Direito. De 1987 a 1993, como professor titular, foi Diretor da Faculdade de Direito e Administração. Desde 1965, ele era um membro do Partido Comunista, e deu legitimidade à imposição da lei marcial.
Desde 1999, pertenceu ao Partido SLD foi eleito pela primeira vez em 2002, prefeito de Cracóvia. Mas deixou o partido durante o segundo mandato. Foi reeleito pela terceira, em 2010, vez sem pertencer a qualquer partido político.
O Prof. dr Jacek Majchrowski é autor de inúmeros artigos científicos e 14 livro de história, especialmente sobre a Segunda República Polaca. Seu mais recente livro foi publicado pela Livraria Acadêmica "Pierwsza Kompania Kadrowa – portret oddziału".
Além da última condecoração presidencial, ele já havia recebido em 2009 a medalha da Ordem de Mérito da República da Hungria.