segunda-feira, 23 de junho de 2008

Livro sobre Bolek esgotado

Foto: Jerzy Dudek

O que Lech Wałęsa menos desejava neste momento era ver as imensas filas que estão se formando em frente as livrarias da Polônia para disputar a compra do livro do IPN-Instituto da Memória Nacional escrito em parceria por Sławomir Cenckiewicz e Piotr Gontarczyk, "SB a Lech Wałęsa. Przyczynek do biografii" (SB e Lech Wałęsa. Contribuição para a biografia).
Tudo o que o ex-presidente da República e líder do Sindicato Solidariedade e um dos principais responsáveis pela queda do comunismo na União Soviética e seus países satélites, Lech Wałęsa queria, está acontecendo: o povo polaco faz filas nas livrarias para comprar o livro dos dois historiadores que revela que o homem que derrubou o comunismo era um espião do próprio regime. Pelo menos foi isto que ele fez (segundo o livro), antes de se tornar líder dos trabalhadores de Gdańsk e lutar pela queda do regime stalinista que imperava nos países socialistas desde a segunda guerra mundial.
Os responsáveis pela publicação certamente terão que fazer uma segunda edição, pois os 4 mil exemplares já foram praticamente todos vendidos e com certeza é o mais novo best-seller da Polônia. Em função disto já tem exemplar sendo vendido pela Internet ao preço de 315 złotych. (230 reais), quando o preço nas livrarias é de 65 złotych (47,50 reais).
Sławomir Cenckiewicz, um dos autores não esconde que a história de Lech Wałęsa tem um grande peso de qualidade. Cenkiewicz sublinha, que a identificação de Wałęsa como "TW Bolek", ou seja, como agente do terrível serviço secreto polaco SB até 1976 é algo que trai a consciência da luta pela democratização da Polônia.
Os dois historiadores sustentam que a comprovação de Lech como agente secreto do regime comunista é verdadeira. Mas o próprio ex-líder do Sindicato Solidariedade não se cansa de desmentir os dois autores nas últimas semanas .