sexta-feira, 19 de março de 2010

Abertura do Ano Chopin para gaúchos


Foto: Cristine Rochol

Em Porto Alegre, o StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo, com o apoio do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, acontece neste 19 de março a abertura do Ano Chopin 2010, no Estado do Rio Grande do Sul.
O recital inaugural é com a consagrada pianista brasileira Olinda Allessandrini. No programa da pianista, serão apresentadas algumas das mais célebres páginas de Chopin, como a Balada nº1, a Fantasia-Improviso, a Polonaise “Heróica”, o Estudo “Revolucionário”, o 2º Scherzo, além de uma seleção de prelúdios, mazurkas, valsas e noturnos. O programa forma contrastes que alternam lirismo e drama, momentos de virtuosidade e melodias inesquecíveis.
Nascida em Caxias do Sul, Olinda Allessandrini é uma destacada pianista, professora e pesquisadora musical. Graduou-se em piano na Universidade de Caxias do Sul, e mais tarde aperfeiçoou-se na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, obtendo medalha de ouro em virtuosidade. Seu repertório vai do barroco aos contemporâneos internacionais, mas tem especial dedicação à música brasileira e gaúcha.
Atua tanto como solista como com grupos, tendo realizado diversas viagens pela América do Norte e Europa. Na Alemanha participou do seminário internacional Fronteiras Culturais (Berlim, 2004), do festival Brasilianische Impressionen (Berlim, 2005) e do Festival de Piano de Heidelberg (2006), além de ser presença assídua em recitais e concertos no seu estado natal e em outras partes do Brasil.
Obteve prêmios em concursos de piano e hoje é convidada para integrar bancas acadêmicas e ser jurada em concursos de música. Entre os prêmios conquistados pela solista destacam-se três prêmios Açorianos por contribuições várias à música brasileira. Com Hella Frank (violino) e Inge Volkmann (violoncelo) formou o Trio Elas por Elas, dedicado à música de compositoras.
Olinda tem diversos CDs gravados, é professora requisitada, foi colaboradora dos jornais NH, ABC e Zero Hora, e escreveu capítulos para os livros Pampa e Cultura, A face oculta da criação e O piano na música brasileira. Durante quatro anos apresentou o programa semanal Panorama da Música do Brasil e das Américas, na Rádio da UFRGS. Na sua discografia estão obras de Villa Lobos, Radamés Gnattali e Araújo Vianna, além de vários outros, e gravações como solista convidada de importantes orquestras.
Promovida pelo StudioClio em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura – PMPA, a série Orfeão é um programa de concertos que valoriza músicos e músicas de Porto Alegre, com repertórios locais e internacionais. Os concertos primam pela exposição e compreensão da linguagem musical, com diversos recursos didáticos. Este concerto possui também o apoio do Consulado da República da Polônia em Curitiba.

Programa
I PARTE
Seleção de Prelúdios, op. 28
Nº 4, em mi menor
Nº 8, em fa sustenido menor
Nº 13, em fa sustenido maior
Nº 12, em sol sustenido menor
Nº 24, em re menor
Scherzo nº 2, em si bemol menor, op. 31
Balada nº 1, em sol menor, op. 23
Noturno em do menor, op. 48 nº 1
Dois Estudos:
op. 25 nº 1, em la bemol maior, ” da Harpa ”
op. 10 nº 12, em do menor, ” Revolucionário ”
II PARTE
Duas Mazurkas:
op. 17 nº 4, em la menor
op. 7 nº 1, em si bemol maior
Fantasia – Improviso, op. 66, em do sustenido menor
Valsa Póstuma, em mi menor
Polonaise em la bemol maior, op. 53, ” Heróica ”