quarta-feira, 2 de julho de 2008

Alemã quer a Polônia fora da UE


A Eurodeputada alemã do Partido FDP Silvana Koch-Mehrin sugeriu, que se a Polônia não quiser ratificar o Tratado de Lisboa, deverá ser afastada da União Européia. "Chegou a hora dos populistas: o presidente polaco novamente causa stress nos assuntos europeus", afirmou a eurodeputada liberal na entrevista com o jornal "Passauer Neue Presse".
"Alerto, que a UE não deve permitir, ou se assegurar para deter, mas dizer claramente: Ou o país é membro da UE, na questão Tratado de Lisboa, ou não", acrescentou Koch-Mehrin. Segundo a alemã, se a Polônia decide ir por outro caminho, pode buscar outra forma de cooperação com a União Européia. O presidente Lech Kaczyński, em entrevista ao jornal "Dziennik" ontem, afirmou que sua assinatura no Tratado de Lisboa, após o fiasco do referendo na Irlanda, seria infundada.

P.S. Interessante é que a alemã não sugeriu a mesma coisa para a Irlanda que votou contra. Depois ainda existem pessoas que na questão alemã-polaca, chamam os vizinhos de "pobres alemães" e que ao lerem notícias como essa, equiparam os autores polacos das notícias e este blogista-tradutor de preconceituoso, fascita e discriminador. Ou seja, não se pode escrever que os alemães são preconceituosos e fascitas, pois este ato, no entender de alguns equipara o autor do texto ao objeto da notícia.

Menos fábricas, mais serviços

Cracóvia foi a cidade que recebeu o maior número de novas empresas

Cerca de 13 milhões de euros foram trazidos do exterior para serem investidos este ano na Polônia. São dois milhões a menos do que se previa. Cada vez mais o dinheiro trazido é investido em serviços e pesquisas.
Ano passado, os investimentos estrangeiros foram empregados em projetos que alcançaram 13,5 milhões de euros. Os prognósticos da PAIiIZ - Agência Polaca de Informações e Investimentos Estrangeiros apontava que para 2008 poderiam chegar a 15 milhões de euros, igualando o recorde de 2006. Para Paweł Wojciechowski, presidente da PAIiIZ, ao se olhar para os resultados do primeiro semestre de 2008, não resta a menor dúvida de que eles são bastante otimistas, “pois até o final de abril, de acordo com o Narodowe Bank Polski, haviam entrado 4,8 milhões de euros”. A PAIiIZ mantém conversações com 40 empresas, as quais vão oferecer aproximadamente 11 mil novos postos de trabalho.
“A maioria destes projetos de implantação são de empresas dos Estados Unidos, Índia e alguns países da União Européia, como Irlanda, Holanda e Grã-Bretanha”, informa Wojciechowski. No ano passado, dos 38 investidores estrangeiros que conversaram com a PAIiIZ, 11 decidiram-se por se instalar no centro do país. Abriram seis mil empregos e investiram cerca de 30 milhões de złotych.
Para o economista Mariusz Jan Radło do SGH-Instytut Gospodarki Światowej, a área de serviços passa por uma onda mundial sem precedentes e a Polônia é coberta por este movimento, com mais de 150 centros de serviços, sendo 53 institutos de pesquisa, 36 agências financeiras, e pelo menos 24 “Call center”. Os Norte-americanos lideram este tipo de investimento na Polônia com 55 empresas dos Estados Unidos. Já funcionam no país centros de pesquisa da Motorola, da IBM, da SAS Institut, além da Hewitt e da Philip Morris. Também se instalaram 16 empresas alemãs como a Bayer, AZSoft e a Lufthansa.
Para mais de 770 firmas alemãs, que buscam se instalar nesta região da Europa, a Polônia é o quinto melhor lugar para se investir depois da Tcheca, Eslováquia, Eslovênia e Alemanha. Em 2007, a Polônia encontrava-se na décima posição. Na área de serviços já se instalaram também oito empresas suecas, sete francesas, sete britânicas, sete da Índia e algumas da Coréia do Sul.

Palácio Branicki aberto aos turistas

Foto: Uniwersytet Białystok

O Palácio Branicki – jóia da arquitetura polaca do século 18, considerado o mais valioso edifício histórico da cidade de Białystok, e que no momento cedia a Faculdade de Medicina da Universidade daquela cidade do Nordeste Polaco, foi oficialmente aberto para o turismo.
De acordo com o assessor de imprensa da Uniwersytet Białystok, prof. Lech Chyczewski, era difícil atender aos pedidos de visitas dos moradores e turistas, pois interferia no funcionamento da Faculdade. Mas por decisão do conselho universitário, foram contratados funcionários e seguranças para poder atender a demanda de visitas e estipulado horários nos fins de semana e feriados.
Os visitantes terão acesso a Aula Magna (salão nobre da Faculdade), corredores, escadaria, três salas com uma coleção de objetos dos antigos donos Jan Krzysztof Klemens Branicki e Izabela Poniatowski Branicki e a capela com o trono papal utilizado por João Paulo II durante sua visita à cidade em 1991.
O palácio em estilo barroco foi construído entre 1691 e 1697 pelo magnata polaco Jan Krzysztof Klemens Branicki e serviu como residência de férias. Nele receberam personalidades importantes da época como os poetas Francis Karpiński e Elżbieta Drużbacka, o rei polaco August Stanisław II e também o imperador austríaco Joseph Habsburg II. Da primeira partilha da Polônia até 1807, o palácio ficou sob domínio prusso quando então passou para o domínio do Império Russo. Os alemães nazistas não o perdoaram e colocaram-no abaixo durante a Segunda Guerra Mundial. Mas o governo polaco o reconstruiu entre os anos de 1946 a 1960, e finalmente foi entregue à Universidade.
O palácio Branicki se rivaliza com o palácio Wilanów de Varsóvia. A polêmica é sobre qual dos dois é realmente o "Versalhes” polaco. Os Branicki, embora possuindo um palácio dos mais bonitos da Polônia, viviam mesmo em Choroszcz e não em Białystok.

Platini realiza inspeção

Michel Platini e o ministro dos esportes Mirosław Drzewiecki, Foto: AFP

"Tudo bem, e ficar ainda melhor", assim se manifestou o vice-diretor da comissão parlamentar de cultura física e esportes Ireneusz Raś, sobre a conversa que manteve com o presidente da UEFA, Michel Platini, e os diretores do Ministério dos Esportes e Turismo encarregados da organização da Euro2012.
A conversa de meia hora de Platini com o ministro dos esportes e turismo polaco Mirosław Drzewiecki, contou com as participações do presidente da PZPN (Federação Polaca de Futebol) Michał Listkiewicz, com o presidente do Narodowe Centrum Sport, Michał Borowski e do chefe da comissão PL2012 Marcin Herra.
Ao sair do Centro Olímpico de Varsóvia, o francês Michel Platini conversou por alguns minutos com os jornalistas. Questionado sobre o resultado da conversa, disse que, o dia estava quente e ensolarado, tal qual foram as conversações. Às 15:30 horas, o presidente da UEFA se encontrou com o primeiro ministro Donald Tusk, e às 17:45 horas estava prevista audiência com o Presidente da República Lech Kaczyński. Durante toda a visita, Platini esteve acompanhado de uma delegação da UEFA, que avaliará as condições da Polônia sediar junto com a Ucrânia a Copa de Seleções Européias de Futebol EURO-2012. Amanhã, quinta-feira a delegação da UEFA visitará a Ucrânia.