segunda-feira, 5 de julho de 2010

Resultado final: Komorowski venceu

Foto: Wojciech Olkuśnik

A PKW- Comissão Nacional Eleitoral acaba de divulgar o resultado final do segundo turno das eleições presidenciais na Polônia.


Bronisław Komorowski - 53,01%
Jarosław Kaczyński - 46,99%

O índice de comparecimento nas urnas foi de 55,31%.

Bronisław Komorowski recebeu 8 milhões 933 mil e 887 votos.
Jarosław Kaczyński recebeu 7 milhões 919 mil e 134 votos.
Diferença pró Komorowski foi de mais 1 mihão 14 mil e 753 votos.

Segundo a Agência de Notícias Estatal - PAP, Komorowski venceu nas urnas espalhadas pela Alemanha, República Tcheca, Bulgária, Escócia, Irlanda do Norte, Lituânia, e parte da Itália, em Milão e Nápolis. Kaczyński venceu em Roma, Estados Unidos e Canadá.

Polônia: Leste conservador


Lublin é a única capital de voivodia (correspondente a Estado), que no segundo turno das eleições presidenciais, deu a vitória ao candidato do PiS - Partido Lei e Justiça, Jarosław Kaczyński, que recebeu 50,25% dos votos. Em todas as demais capitais de voivodias polacas venceu o candidato do PO- Partido da Plataforma Cívica, Bronisław Komorowski.
O maior apoio nacional, em termos pecentuais, à Komorowski foi dado por Opole, capital da voivodia opolska, com 73,76% dos votos dos eleitores.
Outra alta votação de Komorowski foram os 67,80% dados a ele em Gdansk.
Outras duas importantes capitais de voivodia a darem vitória ao candidato do PO foram Wrocław e Poznan, respectivamente 64,62% e 72,31%.
Quanto as duas principais cidades do país, Bronisław Komorowski venceu em Varsóvia (terra natal do adversário), com 63,52%. Já em Cracóvia, embora com percentual menor, Komorowski conseguiu 60,08% dos eleitores.
Fonte: Gazeta Wyborcza

Razões da votação
O fato das regiões Leste e Sudeste da Polônia, fronteiras com a Ucrânia, terem se revelado mais conservadoras, no voto ao candidato de extrema-direita, Jarosław Kaczyński, talvez seja sintomático.
Não só por sua posição geográfica, mais próxima da influência russa, e portanto, do passado comunista - que muitos querem esquecer - mas principalmente, pela situação econômica e de desenvolvimento.
Não só os políticos dessa região - essencialmente agrícola - mas o povo, reclama constantemente do esquecimento de Varsóvia.
Segundo os moradores das voivodias Lubelska e Podkarpacka, os investimentos determinados pela capital são sempre destinados a Varsóvia, Poznan, Wrocław e Cracóvia, (cidades e regiões que coincidentemente deram vitória ao candidato do atual chefe de governo, o primeiro-ministro Donald Tusk, do PO de Komorowski).

O "Demônio" Komorowski
Uma outra explicação para esta excelente votação de Kaczyński na região de Lublin, é a influência da Rádio Maria. Emissora que foi fundamental na eleição do irmão presidente falecido, no acidente de Smolenski.
Comandada pelo ultraconservador, fascista retrógrado e antissemita Padre Tadeusz Rydzyk, a Rádio Maria, que de clandestina se tornou a maior rede de rádio católica da Polônia.
Neste domingo, dia de eleição do segundo turno, o Padre Jerzy Garda, pároco na igreja de Kraśnik, durante a missa da manhã, em sua homilia, disse com todas as letras: "Somente a Radio Maria sabe em quem devemos votar." Para logo após uma pausa premeditada acrescentar: "Este candidato é Jarosław Kaczyński!" Os fiéis olharam-se entre si. Alguns sorriram ironicamente, outros - poucos - sairam da igreja.
Uma dessas pessoas, descontente com o discurso do padre, telefonou para a PKW- Comissão Nacional Eleitoral comunicando a propaganda proibida. Fez mais, telefonou para o jornal Gazeta Wyborcza, já que não sentiu empenho e atenção no funcionário da PKW. "Conheço este padre, porque ele me ensinou religião. Fiquei chocada. O Padre Garda comparou Bronisław Komorowski ao diabo. Fiquei nervosa com aquilo. Por isto sai da igreja.", acrescentou.
Jerzy Garda foi ordenado sacerdote em 1975. Desde 1989, viveu em missão na África do Sul ajudando órfãos da AIDS. Em Kraśnik é bastante conhecido, pois há anos ele orienta uma pastoral dedicada à juventude. Como mentor dos jovens da pequena cidade, a cerca de 30 km de Lublin, ele organizou uma peregrinação de bicicleta até Roma. Infelizmente reza pela cartilha do Padre fascista Tadeusz Rydzyk.

A cidade de brasileiros
Em
Kraśnik nasceu a atriz polaca naturalizada brasileira Ida Szafran, conhecida como Ida Gomes e que fez muito sucesso na TV Globo, principalmente na novela "O Bem Amado", como uma das três irmãs Cajazeiras, a Dorotéia. Também não muito longe dali está a localidade de Lipa, onde nasceu Samuel Klein, dono da rede de Lojas Bahia, também polaco naturalizado brasileiro. Klein passou parte de sua vida em
Kraśnik.

Charges da ligação de Rydzyk com os gêmeos Kaczyński


Komorowski é o quarto presidente da III República da Polônia


VENCEU KOMOROWSKI

Embora o resultado oficial das eleições ainda não tenha sido divulgado, o mais importante jornal da Polônia, Gazeta Wyborcza (ou, Jornal das Eleições, diário criado antes das primeiras eleições diretas pós-comunismo) já traz na sua primeira página, desta segunda-feira, a vitória do candidato do PO-Partido da Plataforma Cívica, Bronisław Komorowski (bronissúaf).
O candidato derrotado Jarosław Kaczyński (iarossúaf catchinhqui) venceu apenas nas regiões Sul (Cracóvia - Małopolska) e Sudeste (Rzeszów - Podkarpacie) e na zona rural. No restante do país, os polacos deram vitória absoluta ao candidato do partido do atual primeiro-ministro, Donald Tusk.
Faltando pouco mais de 4% dos votos para serem apurados, a diferença pró Komorowski é de mais de 5%, portanto, quase impossível que o irmão gêmeo do presidente falecido no desastre áereo de Smolenski vença.