quarta-feira, 19 de outubro de 2016

João Urban - exposição "Aproximações"

Wanda Wierzbicki, neta de imigrantes polacos
Distrito de Santana, Cruz Machado - PR
2016 – Foto: João Urban
A Casa da Cultura Polônia Brasil e o Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba realiza ação inédita de simultaneidade lançando a exposição fotográfica “Aproximações: Ucranianos e Polacos nas fronteiras agrícolas do Paraná” do fotógrafo curitibano João Urban, no Brasil, Polônia e Ucrânia.

A exposição “Aproximações” é um desdobramento do trabalho realizado em 2013 por Urban, a partir do projeto viabilizado pelo Prêmio Marc Ferrez de Fotografia (2012), concedido pelo governo brasileiro por intermédio da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

João Urban utilizou fotografias de descendentes de imigrantes polacos feitas entre 1980 e 2004 nas colônias de Cruz Machado (Santana), Tomás Coelho, em Araucária, Dom Pedro em Campo Largo, Murici em São José dos Pinhais,  com novas imagens produzidas em 2013, quando fotografou descendentes de imigrantes ucranianos, nos municípios de Irati, Marechal Mallet, Prudentópolis e Antônio Olinto.

São registros fotográficos realizados por quase cinco décadas, presentes agora na exposição “Aproximações: ucranianos e polacos nas fronteiras agrícolas do Paraná”, já exibida em Irati, Marechal Mallet, Prudentópolis e Antônio Olinto, com o apoio da Funarte.

A versão atual, com novo "layout" e em formato maior, é uma iniciativa da Casa da Cultura Polônia Brasil e do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba.
Ela está sendo apresentada simultaneamente em Lviv (Lwów), na Ucrânia, em Poznań, na Polônia, e na Colônia Murici, em São José dos Pinhais (município do Paraná escolhido em razão de seu expressivo número de imigrantes polacos) e também por ser cidade irmã de Poznań.

A exposição conta com apoio no Brasil da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, através daSecretaria Municipal de Cultura e do Comitê de Germinações Leopoldo Scherner de São José dos Pinhais. Na Polônia, tem como patrocinadores, a Embaixada do Brasil em Varsóvia e Embaixada da Ucrânia em Varsóvia e na Ucrânia do Consulado Geral da República da Polônia em Lviv.

Antônio Krzyzanoski e Sra Carolina, filha de imigrantes, Tomás Coelho, Araucária, PR -1989
Produção de pêssankas de Vera Lucia Daciuk, descendente de imigrantes ucranianos, Prudentópolis, PR - 2013
Lídia Martinhak, Antonio Olinto, PR - 2013.
Fotos: João Urban
João Urban
(Curitiba/PR, 1943), publicou os livros: “Bóias-Frias, Tageluhner in SudenBrazilien”, St. Gallen e Wupertal, 1984; “Tropeiros”,São Paulo, 1992; “Aparecidas”, Rio de Janeiro, 2002; “Tui i Tam – Memórias da Imigração Polonesa”, Curitiba, 2004; “João Urban”, Coleção SENAC de Fotografia;
N.°8: Rios por Onde Passo, Curitiba – 2007: “Mar e Mata, Curitiba, 2009, Passeio Público, paisagens e personagens (em preparação), Benedito Domingo, novela, literatura (lançamento próximo) – Participou da 14ª Bienal de São Paulo, 1977; 15ª Bienal Internacional de São Paulo; 5ª Bienal de Havana, 1994.

Prêmios recebidos: Prêmio Banco do Brasil, 35º Salão Paranaense de Artes Plásticas; Prêmio Bienal de São Paulo, na XIV Bienal de São Paulo (Equipe Bóias-Frias: Margareth Born, Renato Mazanek, Jamil Snege e João Urban); Prêmio Ensaio Banco J. P. Morgan-São Paulo, 1999; Bolsa Vitae de Artes, 2000; Prêmio Funarte Marc Ferrez, 2013.

Fotografias em acervos: Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba; Museu de Moderna de São Paulo; Museu de Arte de São Paul (Coleção Pirelli); Fundação Suíça para a Fotografia, Zurich; Museu da Casa Brasileira SP; Museu de Arte Contemporânea(PR); Musée Français de la Photographie Bievres; Coleção particular de Joaquim Paiva; Coleção Hotel Lloyd, Amsterdam.

Atual: Aproximações: exposição simultânea em Poznan (Polônia), Lviv (Ucrânia), Colônia Murici, S.J.Pinhais, outubro de 2016.

Serviço: Exposição - “Aproximações: Ucranianos e Polacos nas fronteiras agrícolas do Paraná” No Brasil

Onde: Casa de Cultura Polaca Pe. Karol Dworaczek
Endereço: Rua João Lipinski, 1001, Colônia Murici – São José dos Pinhais, PR – Brasil
Contatos: telefone +55 (41) 3381-5908 – email: casa.cultura@sjp.pr.gov.br Quando: De 24 de outubro a 11 de dezembro de 2016
Horário de funcionamento da instituição: aos domingos das 10 às 17h

Na Polônia
Onde: na sede da Prefeitura do Distrito de Poznań (Starostwo Powiatowe w Poznaniu)
Endereço: Rua Jackowskiego 18 em Poznań
Quando: 21 de outubro, às 17h30

Na Ucrânia
Onde: Gary Bowman Art Gallery
Endereço: Rua Nalywajki 18, Lviv (Lwów)

Site da galeria:
https://www.facebook.com/MisteckaGalereaGeriBoumena
Quando: 23 de outubro, às 15h