segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Mais neve e mais frio na Polônia

Às 16 horas desta segunda-feira, 5 de janeiro de 2009, são estas as condições do tempo. A temperatura mais mais é em Białystok, onde faz 15 graus negativos. Durante esta madrugada, em Olsztyn chegou a fazer 27 graus negativos, como acaba de infomar a TVPInfo, e não 23 negativos como informado pela manhã. Em Szczecin, no Noroeste do país a canalização de fornecimento de gaz para aquecimento das casas estourou.. e as pessoas vão ter problemas para enfrentar o frio que promete baixar nas próximas horas para 10 negativos, naquela cidade. 

Menos saudade do comunismo


O gráfico mostra a evolução da preferência dos polacos sobre os melhores períodos do país durante o século 20.  Mostra o que pensavam os polacos em 2001 e na mais recente pesquisa da empresa IMAS International para o jornal Rzeczpospolita, em 2008. A década de 1990 é considerada a melhor época da Polônia. O comunismo, que na pesquisa de 2001, tinha a preferência de 42% dos entrevistados, diminui e agora tem 27%. Em compensação, os criticados anos de Lech Wałęsa e Aleksander Kwaśniewski como presidentes, ultrapassam a saudade do comunismo e chega a 56%.
Está claro, que os polacos cada vez mais se dão conta de que a liberdade é algo insuperável. Para o sociólogo Andrzej Rychard, "as transformações radicais precisam de tempo para serem absorvidas e entendidas." O resultado das duas pesquisas, segundo ele, podem ser entendidas também de que, no período da redemocratização a economia e o emprego eram situações muito difíceis para a população, quando comparado com a tranquilidade do período comunista. "Mas distanciados daqueles períodos, as pessoas passam a entender melhor".
A pesquisa ainda apontou que aqueles que mais sentem saudades do período comunista são os mais idodos (pessoas com mais de 50 anos). O que também é compreensível, pois os jovens não viveram naquele período e não poderiam fazer comparações. Assim o que eles podem é ter uma ideia do que foram os anos 90 e os primeiros 8 anos do século 21. 

Palavras e expressões do gráfico:
- sondaż = sondagem /pesquisa
- przed I wojną Światową = antes da primeira guerra mundial
- w okresie międzi-wojennym = no periodo entreguerras
- w latach = nos anos
- po roku = depois dos anos
- brak odpowiedzi = falta resposta

Hoje: Noite mais fria do inverno

A Baszta no Przegorzały. Foto: Ulisses Iarochinski

Foi a noite mais fria, na Polônia, neste inverno. Na região Norte, em Olsztyń, chegou a 23 negativos. Nas demais regiões variou entre 4 a 9 negativos. Em Cracóvia durante a noite fez 5 negativos, em compensação agora de manhã desceu a 8 negativos, enquanto em Suwałki subiu de 17 negativos para 5 negativos.
Os alertas à população aumentam nestes dias. A polícia pede para redobrar os cuidados ao dirigir e não só nas estradas, mas também nas cidades. O perigo de colisões por engavetamento (um carro bater no da frente e na sequência ser atingido por outros) e deslizes para fora da pista são os maiores. Os bezdomny (os sem teto) também existem por aqui. Instituições abrem suas portas para os receber e nas estações de trens e ônibus, a polícia recolhe aqueles que não conseguem encontrar abrigo. O número de mortes entre estas pessoas aumenta em noites muito frias. Na Polônia, nem tanto, mas na Rússia, em Moscou, são dezenas os mortos por queda da temperatura.
Sim... é bonito levantar, abrir as cortinas do quarto e ver tudo lá fora branco... mas é frio... muito frio. Só mesmo no aquecimento das casas é possível sobreviver.

As previsões são de que as temperaturas vão cair ainda mais.... Nesta semana deve chegar a 28 negativos.