
O gráfico mostra a evolução da preferência dos polacos sobre os melhores períodos do país durante o século 20. Mostra o que pensavam os polacos em 2001 e na mais recente pesquisa da empresa IMAS International para o jornal Rzeczpospolita, em 2008. A década de 1990 é considerada a melhor época da Polônia. O comunismo, que na pesquisa de 2001, tinha a preferência de 42% dos entrevistados, diminui e agora tem 27%. Em compensação, os criticados anos de Lech Wałęsa e Aleksander Kwaśniewski como presidentes, ultrapassam a saudade do comunismo e chega a 56%.
Está claro, que os polacos cada vez mais se dão conta de que a liberdade é algo insuperável. Para o sociólogo Andrzej Rychard, "as transformações radicais precisam de tempo para serem absorvidas e entendidas." O resultado das duas pesquisas, segundo ele, podem ser entendidas também de que, no período da redemocratização a economia e o emprego eram situações muito difíceis para a população, quando comparado com a tranquilidade do período comunista. "Mas distanciados daqueles períodos, as pessoas passam a entender melhor".
A pesquisa ainda apontou que aqueles que mais sentem saudades do período comunista são os mais idodos (pessoas com mais de 50 anos). O que também é compreensível, pois os jovens não viveram naquele período e não poderiam fazer comparações. Assim o que eles podem é ter uma ideia do que foram os anos 90 e os primeiros 8 anos do século 21.
Palavras e expressões do gráfico:
- sondaż = sondagem /pesquisa
- przed I wojną Światową = antes da primeira guerra mundial
- w okresie międzi-wojennym = no periodo entreguerras
- w latach = nos anos
- po roku = depois dos anos
- brak odpowiedzi = falta resposta