sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Avaliação de Kaczyński cada vez pior

De costas, Donald Tusk e Lech Kaczyński
Foto: Wojciech Olkuśnik / AG

O presidente Lech Kaczyński é criticado por 67% dos polacos. Este é o pior desempenho do presidente durante todo seu mandato. A opinião de seus concidadãos foi aferida pela CBOS para o jornal Gazeta Wyborcza. Do universo pesquisado 24% avaliaram como bom o governo do representante do Partido PiS - Direito e Justiça.
Com a publicação do resultado, os polacos se perguntam por que o Presidente da Polônia é cada vez pior avaliado. Parece que o presidente não tem sabido capitalizar suas ações, por exemplo, organizou muito bem a festa em comemoração aos 90 anos da volta da Polônia como um estado independente ao mapa da Europa, agora em 11 de novembro, mas "não convidou Lech Wałęsa para a Noite de Gala e boicotou ao primeir0-ministro Donald Tusk." , segundo a redação do Wyborcza.
No gráfico, Como avalia o Presidente?, as linhas vermelha e verde acompanham o desempenho de Lech Kaczyński, na Presidência de 20 de novembro de 2007 a 20 de novembro de 2008. A linha vermelha é a da avaliação péssima, que sob de 47% para 67% nos últimos doze meses, enquanto a verde é de avaliação boa, que desce dos 42% para 24% no mesmo período.
Nesta mesma sondagem o CBOS quis saber qual a avaliação que os polacos fazem do governo de Tusk, 42% estão a favor e 23% contra.

P.S. Será que aquele comentarista anônimo vai dizer agora que eu publico informações enganosas?

Concerto em São Paulo pela Independência

Neste sábado, às 11:30 horas no Centro Cultural de São Paulo, sala Jardel Filho, acontece o Concerto em Comemoração aos 90 anos de Independência da Polônia, promovido pela comunidade de descdenetes de polaco de São Paulo com o Duo "Polonês" de violoncelo e piano.
Com a violoncelista polaca Ewa Mizerska e a pianista Magdalena Cionek serão apresentadas obras de Chopin, Karlowicz e Wieniawsk. O Centro Cultural fica na Av. Vergueiro, nr 1000, na capital paulista. A entrada é franca, mas é necessário retirar ingressos com uma hora de antecedência.

Magdalena no Bosque Alemão, em Curitiba.

Cionek estudou na Akademia Muzyczna im. Fryderyka Chopina em Varsóvia e na Western Michigan University em Kalamazoo, Michigan, nos Estados Unidos, onde fez mestrado em Música. Mora e trabalha no Consulado da Polônia em Curitiba.

Foto: site da artista

Mizerska se graduou na Akademia Muzyczna im. Fryderyka Chopina de Varsóvia e estudou com Richard Markson no Trinity College of Music de Londres ,onde completou seus estudos. Em 2000, recebeu o primeiro prêmio do 7º Competição Internacional Janácek, em Brno, na República Tcheca. Tem várias audições gravadas.