quarta-feira, 2 de maio de 2018

Dia da bandeira da Polônia

Hoje, 2 de maio, comemora-se o dia da Polonidade e dos descendentes polacos ao redor do mundo.
Mas também é o dia da Bandeira da República da Polônia.


Na foto, o Palácio da Cultura de Varsóvia a esquerda, a Catedral e o Castelo de Wawel ao centro, e a Basílica Mariacka (Santa Maria), a direita (os 3 edifícios ao centro e à direita estão em Cracóvia).
As cores branca e vermelha da bandeira da Polônia foram escolhidas oficialmente em 8 de novembro de 1831, durante a chamada "Revolta de Novembro", o Sejm (Câmara dos deputados do parlamento polaco) decidiu que as cores nacionais da Polônia passariam a ser as do brasão da Comunidade Polaco-Lituana, ou seja, branco e vermelho.
Em 1 de agosto de 1919, o Sejm da Polônia independente criou a bandeira da Polônia na sua forma atual. Desde 2004, no dia 2 de maio é celebrado o Dia da Bandeira,na Polônia.

Já o dia da Polonidade, ou Dia da Comunidade de Descendentes de Polacos e dos Polacos no Exterior foi constituída pelo Parlamento em 2002, por iniciativa do Senado da República da Polônia “em reconhecimento ao acervo multissecular da comunidade de descendentes polacos e dos polacos no exterior, sua contribuição na recuperação da independência da Polônia, sua lealdade e interesse em cultivar os vínculos com a polonidade, bem como pela ajuda prestada à Pátria nos momentos mais difíceis”.