segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Jarosław se demite

O gêmeo Jarosław (iarossuaf) apresentou, nesta segunda-feira, demissão do cargo de primeiro-ministro juntos com todos os ministros de governo. Kaczyński fez questão de portar um grosso volume com o relatório de seus dois anos de governo. Sobre o relatório, salientou que a questão segurança foi a mais difícil de seu governo, tanto no plano da União Européia quanto da OTAN.
Em relação ao orçamento para 2008, ele disse que acredita na realização das metas deixadas e que o porto-gás deve ser a principal realização da Polônia. Na área diplomática Jarosław, afirmou que as ações para a reunião de cúpula da UE, em Lisboa, foram 100% atingidas. Para finalizar, ele declarou que o seu "governo Jarosław Kaczyński' mudou a politica pró-social ao diminuir impostos. Em solenidade, no Palácio Presidencial, todos os ministros de governo entragaram suas pastas ao Presidente Lech Kaczyński. Caberá agora ao novo primeiro-ministro indicar os cargos com nomes da coalização PO-PSL.

Kaczyński designará Tusk


"O Presidente Lech Kaczyński (lérrrhh catchinhsqui) irá na abertura do nova Câmara dos Deputados e no Senado e amanhã se encontrará com o líder do grupo parlamentar formado pelo PO (Plataforma da Cidadania) e PSL (Partido do Povo Polaco)". Informou, hoje, o chefe de gabinete da Presidência da República, Michał Kamiński. O ministro Kamiński disse também, que o Presidente planeja designar Donald Tusk, do PO, no posto de primeiro ministro do governo, esta semana e sublinhou que Kaczyński convidará Tusk para participar de todos os festejos do dia da Independência em 11 de novembro.

Foto: Tomasz Gzell

Cracóvia mais perto da Euro2012

Tribunas Norte Sul já estão concluídas
“Nunca houve dúvidas de que Cracóvia perfeitamente pode ser anfitriã da Euro2012. O fantasma que colocou Cracóvia entre as cidades reservas fez os torcedores apenas sonharem com a competição”. Foi o que declarou neste fim de semana, ao jornal “Gazeta Krakowska”, o vice-primeiro ministro Grzegorz Schetyny. Por sua vez, o deputado Jerzy Federowicz, alegrou-se com a declaração do representante do governo, mas disse que “Não há no momento como confirmar esta informação, mas isto para nós é uma estupenda notícia”. Fedorowicz desde o começo está engajado na disputa para que Cracóvia sedie a Euro 2012. “Ainda hoje conversei com Grzegorz Schetyny e tenho a impressão que isto realmente vai se arranjar.” Prometeu Fedorowicz, que tem certeza, de que Cracóvia vai organizar o campeonato europeu de futebol e rapidamente construir as melhores estradas. “Também não haverá problema para buscar dinheiro para concluir o estádio. Isto é só questão de tempo”. Otimismo tem igualmente Bolesław Kosior do partido PiS, membro do comitê "Kraków Euro 2012". “Esta maravilhosa noticia, alegra o partido do Presidente da República. Lembro à organização do campeonato que seria um pecado mortal deixar Cracóvia fora. Faremos o candidato a vice-primeiro ministro garantir sua palavra”. Também sobre isto, não tem nenhuma dúvida o presidente da câmara da Região da Małopolska, Marek Nawara. Este já está buscando a experiência chinesa, que organiza as Olimpíadas da China. Nawara convidou o embaixador chinês Sun Rongmin, que por sua vez já adiantou seu apoio a Cracóvia. “Já estamos enviando uma missão a Pequim para que possamos conhecer o método de organização dos chineses”. Concluiu Nawara.Como se recorda, quando do anúncio da UEFA para que Polônia e Ucrânia organizassem a Copa Européia de Seleções de Futebol de 2012, Cracóvia foi colocada na lista das cidades reservas. Escolhidas mesmo estão Varsóvia, Gdańsk, Poznań e Wrocław (vrotssuaf). Mas nenhuma ainda possui um estádio e as obras de infra-estrutura requeridas ainda estão no papel. Cracóvia além de possuir a melhor rede hoteleira e turística do país, “está com a mão na massa”, concluindo o estádio, avenidas e estradas de acesso ao aeroporto, estádio e estação de trem. Já inaugurou uma nova estação rodoviária e há alguns meses funciona o maior Shopping Center do continente Europeu, a Galeria Krakowska ao lado da Estação de Trem.